A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou o “Manual de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”. O material foi produzido pelo Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), com objetivo de divulgar os serviços disponibilizados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e nas principais instituições que compõem a rede de proteção à mulher em Belo Horizonte.
Clique aqui para acessar o manual estadual. Já o material produzido para Belo Horizonte pode ser acessado neste link.
O lançamento do manual foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da PCMG no YouTube, na sexta-feira (5/3). “Acreditamos que uma mulher bem informada e orientada tem todas as condições de romper com o ciclo da violência e denunciar o seu agressor”, pontuou a chefe do Defam, delegada Carolina Bechelany.
Segundo a delegada, a informação permite que a mulher possa entender que, às vezes, o que ela acredita ser apenas ciúme ou mesmo uma demonstração de amor, com o passar do tempo, tornou-se uma violência psicológica e moral. “É munida de informação e de coragem que ela vai procurar a delegacia. Nesse momento, estaremos aptos a acolher essa mulher, e a orientar sobre seus direitos e iniciar os procedimentos para a devida responsabilização dos agressores”, afirmou.
Conteúdo
O manual apresenta de forma detalhada o ciclo de violência e traz o passo a passo para o registro de ocorrência e a solicitação de medidas protetivas de urgência. A delegada Cristiane Moreira, responsável pelo conteúdo, frisou a importância da divulgação dos serviços disponibilizados tanto pela PCMG quanto por outras instituições, como o Ministério Público, a Polícia Militar de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça.
Na oportunidade, também foi lançado um vídeo, em animação, produzido em parceria com a Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, que traz de forma simples e didática todos os serviços que estão disponíveis para a mulher em situação de violência na delegacia. Assista aqui.
Fonte: Agência Minas
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: