Neste domingo (5) e segunda-feira (6), cabos elétricos foram furtados da Estação Elevatória de Esgoto 7, localizada no Jardim Kennedy, em Poços de Caldas. O crime afetou o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 3), mas a atuação da equipe de manutenção do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) evitou maiores danos ao sistema.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O DMAE relata que o furto de cabos é um problema recorrente que gera impactos operacionais e financeiros para o departamento, com custos relacionados à reposição de materiais e deslocamento de servidores para manutenção.
Outra preocupação são os furtos de hidrômetros em residências. Nesses casos, o DMAE orienta que os consumidores registrem um Boletim de Ocorrência e apresentem o documento ao departamento para evitar a aplicação de multas e outros prejuízos.
Ainda, o DMAE alerta que adquirir hidrômetros furtados configura crime de receptação, com pena de um a quatro anos de prisão, além de multa. O órgão recomenda a instalação do padrão de ligação de água atualizado, no qual o hidrômetro fica protegido em uma caixa metálica, ao invés dos antigos cavaletes galvanizados.