ONDA POÇOS

Espetáculo e oficinas para público autista serão realizados no fim de semana

Foto: Juliano Borges

Compartilhe nas redes sociais

O projeto “Arte ao Autista” traz duas iniciativas importantes neste fim de semana, em Poços de Caldas. A intenção é proporcionar novas experiências para este público, que atualmente possui acesso restrito à arte.

 Na manhã de sábado,26 serão realizadas oficinas de teatro, música e circo; na manhã de domingo,27, acontecem quatro sessões do espetáculo sensorial “Eu sinto assim”. Ambos vão ocorrer na Circademia Vertical (Rua Pará, 230, Centro). 

A ideia partiu da artista e produtora cultural Luciana Rossi, que possui alunos autistas em cursos de circo e teatro. “Este projeto surgiu a partir dos relatos de mães de alunos meus sobre a falta de atividades direcionadas para pessoas autistas. Os espetáculos tradicionais podem ter som alto, espaço limitado ou algo mais que incomoda. Por isso, os pais acabam não levando”, explica Luciana.

A concepção do projeto tem a ajuda do Instituto A, que atua no apoio a autistas e suas famílias. A idealizadora, fundadora e coordenadora da instituição, Camila Nogueira, confirma que esta iniciativa colabora para democratizar o acesso à arte: “A maioria nunca foi ao teatro, nunca assistiu a um espetáculo. É tudo muito restrito, a sociedade ainda não é inclusiva. Lutamos por isso, mas ainda não é”. 

Eu sinto assim

O espetáculo “Eu sinto assim” reúne múltiplas linguagens artísticas, como teatro, música e artes visuais, para criar um ambiente sensorial. Com inspiração nos quatro elementos da natureza (água, terra, ar e fogo), a equipe criou um circuito que entrega diversas experiências. 

As monitoras, presentes durante todo o trajeto, convidam o público autista a passar por diferentes espaços. Em cada ambiente, um elemento se destaca. Assim, os participantes sentem aromas, tocam a terra e ouvem a música ao vivo, entre outras propostas. 

As sessões têm duração de 20 minutos, com entrada gratuita. O público das oficinas e do espetáculo é definido a partir das famílias atendidas pelo Instituto A.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb