ONDA POÇOS

Escolas municipais devem decidir sobre a proibição ou uso de celulares pelos alunos em Poços

Compartilhe nas redes sociais

A questão sobre proibição ou uso de celulares pelos alunos da rede municipal de ensino em Poços de Caldas, será um dos assuntos na pauta de uma reunião que será realizada dia 23 de fevereiro com os diretores e vice-diretores das 25 escolas municipais da cidade. A secretária municipal de Educação Maria Helena Braga informou que, a decisão de proibir ou permitir o uso de celulares fica a cargo da equipe gestora de cada escola.

Segundo Maria Helena Braga, não há uma legislação específica sobre o tema.  “Não temos uma previsão legal para proibir o uso em toda a Rede Municipal. Sobre o tema, há uma Portaria do ano de 2018, que estabelece que o celular fica a critério da gestão de escola”, informa.

Ainda segundo a secretária de Educação, cada escola sabe se deve proibir o celular ou usá-lo para pesquisa, mas alertou que não é permitido que os celulares fiquem nas mãos dos alunos durante o período de aula, quando não há o uso pedagógico da ferramenta.

Escolas públicas e particulares no Brasil e em outros países têm ampliado a restrição aos celulares a partir de estudos que apontam graves consequências do uso excessivo do aparelho por crianças e adolescentes, tanto para o aprendizado quanto para a saúde mental. O veto em sala de aula vem se disseminando em diversas unidades de ensino e até mesmo o banimento total no ambiente escolar já começa a ser adotado, normalmente com o apoio das famílias.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb