Em 2006 foi instituído o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença autoimune do sistema nervoso central, que pode provocar lesões cerebrais e medulares. A data é celebrada anualmente em 30 de agosto, com o objetivo de orientar sobre os sintomas e estimular o diagnóstico precoce.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40 mil brasileiros convivem com a EM. A condição atinge geralmente pessoas jovens entre 20 e 40 anos, sendo mais predominante em mulheres. “No Brasil, a prevalência é de 5 a 20 pacientes diagnosticados a cada 100 mil habitantes. Sendo cerca de 30% do sexo feminino” explicou o neurologista cooperado da Unimed Poços, João Gabriel Pacetti Capobianco, durante entrevista ao programa Onda In Foco nesta quarta-feira (30).
Os sintomas podem variar dependendo da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns estão fraqueza, formigamentos pelo corpo, tonturas, transtornos visuais, tremores e problemas na fala. “A conscientização é muito importante, pois a esclerose é extremamente subdiagnosticada. Os indícios podem ser parecidos com depressão, fibromialgia e até AVC. Por isso a necessidade de alertar a população e também os profissionais de saúde” aponta Capobianco.
A doença não possui cura, mas há tratamentos para controle dos sintomas e progressão. “O tratamento foi revolucionário nos últimos anos, principalmente na última década. Embora ainda tenhamos poucas alternativas terapêuticas, há disponível medicamentos específicos, que mudam a funcionalidade e qualidade de vida. Eu costumo dizer que há 20 anos a foto de um paciente com Esclerose Múltipla era na cadeira de rodas. Hoje é de um paciente ativo e trabalhando, igual a qualquer um de nós” afirma o neurologista da Unimed Poços.
O diagnóstico deve ser feito por um neurologista por meio de critérios clínicos, auxiliado por exames de ressonância magnética e laboratoriais.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg