Foi registrado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) um furto de equipamentos e materiais elétricos no Reservatório Dom Bosco na tarde deste domingo (04) em Poços de Caldas. O abastecimento de água da cidade e região não foi comprometido.
Segundo o DMAE, logo que identificado o furto de um medidor macro de vazão de água e fiação elétrica, a equipe de manutenção foi acionada para fazer a substituição das peças para que a população não ficasse desabastecida.
Ainda, o Departamento relata que o problema com furtos tem sido recorrente e causa prejuízos ao cofre público, visando que as peças devem ser repostas e, além dos custos de manutenção pela necessidade do deslocamento de servidores, muitas vezes, ocorre ainda o desperdício de água e problemas de abastecimento.
O DMAE orienta que em caso de furtos do hidrômetro de residência, a primeira atitude do consumidor é abrir Boletim de Ocorrência para que seja apresentado ao DMAE e assim, ficar isento da multa. Caso isso não seja feito, haverá multa aplicável de acordo com o regulamento de serviços buscando ressarcir eventuais prejuízos ao DMAE.
A compra de hidrômetros furtados é classificada como crime de receptação, o que pode resultar em uma pena de um a quatro anos.