Um enxame de abelhas em uma motocicleta estacionada mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (9), na Rua Marechal Deodoro, região central de Poços de Caldas. A situação ocorreu em frente a uma loja de motos e chamou a atenção de pedestres e comerciantes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, tratava-se de um enxame itinerante, quando as abelhas estão em processo de migração e fazem uma parada temporária até encontrarem um novo local fixo. “Nosso procedimento foi fazer o isolamento do local e realizar o monitoramento contínuo. Geralmente, elas saem sozinhas após um tempo. Caso não se dispersem, a retirada será feita com segurança em horário de menor movimento, já que a rua está bastante cheia neste período de pico”, explicou o militar.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A área foi isolada, e a recomendação do Corpo de Bombeiros é que a população não tente matar ou dispersar as abelhas, o que pode gerar riscos maiores. “Quando uma abelha é morta, ela libera um feromônio que sinaliza perigo para o restante do enxame, o que pode provocar ataques. O ideal é manter distância, evitar contato e nunca eliminar as abelhas”, alertou o cabo.
Se o enxame permanecer no local, os bombeiros devem retornar à noite, quando o movimento na via for menor, para fazer a remoção segura dos insetos. Até lá, a orientação é evitar a área isolada e seguir as recomendações de segurança.