ONDA POÇOS

Enxame de abelhas em parquinho de Poços de Caldas era itinerante e já deixou o local, afirma Corpo de Bombeiros

Compartilhe nas redes sociais

O enxame de abelhas que estava em um escorregador no parquinho em frente ao hospital Margarita Morales, na Zona Sul de Poços de Caldas, já deixou o local.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, se tratava de um enxame itinerante, que migra de lugar em lugar em busca de alimentos.

O CBMMG relatou que foi acionado para intervir na situação, mas como não havia nenhum registro de ataque e constatou-se tratar de um enxame itinerante, o local foi apenas isolado até que as abelhas fossem embora.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o extermínio/captura é medida extrema em se tratando de enxames itinerantes. A eliminação direta de indivíduos das espécies deve ser efetuada somente quando tiverem sido esgotadas as medidas de manejo ambiental, pois o extermínio, quando não se enquadrar nos casos supracitados, é CRIME AMBIENTAL, conforme prevê o Art. 29 da Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998.

O CBMMG informou ainda que as abelhas são essenciais para a polinização e sendo assim, os militares somente atuarão em ocorrências onde vidas (humanas e animais) estejam sendo colocadas em risco iminente devido ao ataque de abelhas e marimbondos.

Fora dessa situação, a princípio não nos compete mais realizar o serviço de captura, já que existem profissionais, apicultores, com competência para tal.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg