ONDA POÇOS

Entrevista: vereador Douglas Dofu fala sobre vida política e os desafios de presidir a Câmara Municipal

Compartilhe nas redes sociais

O vereador Douglas Dofu (UNIÃO), presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas participou do programa Onda in Foco desta quarta-feria, 8 de janeiro. Em entrevista à Rádio Onda, Dofu de apenas 33 anos falou sobre sua carreira política, sobre os desafios de ser presidente da Câmara Municipal e do que ele espera para a nova legislatura.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O mais novo presidente da Câmara Municipal de Poços acabou de ser reeleito para presidir e comandar o biênio legislativo 2025/26. Douglas Eduardo de Souza é natural de Poços de Caldas e está no seu segundo mandato como vereador da cidade.

Dofu, como é conhecido pela população poços-caldense é um político da nova geração e tem como compromisso fazer uma administração séria, técnica e agregadora. Douglas ressaltou que não gosta da velha política e que ele gosta mesmo é de estar perto da população fiscalizando obras, ajudando a resolver os problemas cotidianos da população além fazer a parte administrativa. Ele utiliza muitos suas redes sociais para divulgar seu trabalho diário.

Douglas diz que a gestão executiva anterior teve alguns entraves com o legislativo, mas ele espera que com o recém eleito prefeito Paulo Ney (PSDB), ele  e os vereadores tenham a possibilidade de dialogar mais. E esse ponto foi o que ele já destacou logo nos primeiros dias de trabalho em 2025. Dofu ressaltou que o atual prefeito e vice estão abertos ao diálogo e que isso já está claro desde esse início. O que ele considera muito bom,  principalmente para o benefício da população e a seleridade na resolução de problemas. Dofu disse que já nesta semana haverá uma reunião importante com o executivo para discutir a posssibilidade de subsidiar as passagens de ônibus da cidade, que é atualmente uma das mais caras do país.

Dentre os seus projetos aprovados na Câmara nestes 4 anos de trabalho no legsilativo, Dofu destaca que o que mais encheu seus olhos é ter trazido a tecnologia 5G para Poços de Caldas. O processo, segundo ele, estava demorando e travado por burocracias e legilasções municipais que precisavam ser modificadas. Ele conseguiu que o processo se acelerasse e que hoje as maiores empresas de telecomunicações do Brasil já estão trazendo a tecnologia para a cidade. Douglas ressaltou que ter conseguido aprovar esse projeto foi muito importante para trazer novas empresas para Poços e fomentar empregos de qualidade.

Dentre os vários assuntos abordados, Dofu destacou que a polêmica sobre as charretes terão atenção especial nesse início de ano para a definitiva resolução desse problema que se arrasta já a alguns anos. Outro assunto que gera discussões entre a população é a situação do monotrilho. Ele, pessoalmente, é contra a reforma ou reconstrução do monotrilho. Ele diz ser a favor de dar uma outra destinação à infraestrutura, mas que o melhor seria a demolição do que ele mesmo chama de “elefante branco”.

Ainda sobre mobilidade urbana, Douglas quer resolver o problema de deslocamento entre a Zona Sul e a Zona Oeste da cidade e que a construção de uma avenida que ligue as duas regiões é de suma importância já que o desenvolvimento futuro de Poços passa por aquela região através do Plano diretor da cidade.

Dentre tantos assuntos abordados, Dofu destacou a importância que o projeto Renova BR teve em sua carreira política. Ele chamou os jovens e quem se interessar por política, a participar desse projeto, que ele considera fundamental na formação de novas lideranças políticas e sociais no Brasil. Ele citou políticos como a deputada federal Tábata do Amaral e o prefeito de Recife, João Campos como exemplos de jovens que estão dando uma outra cara para política.

Dofu ainda ressaltou que o Renova BR é para pessoas que tem ideologias diferentes, direita, esquerda, centro, não importa. O importante é a formação de novos líderes e pessoas capazes de dialogar e trabalhar para um futuro melhor para o Brasil.