Nesta sexta-feira a Rádio Onda deu continuidade a sua rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Poços de Caldas-MG.
O candidato Ulisses Guimarães da Coligação Poços Pode Muito mais compareceu ao estúdio da Rádio Onda para esclarecer à população poços-caldense suas propostas para a cidade. Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges tem 35 anos, é natural de Poços de Caldas, casado, é veterinário de formação, foi prefeito de Caldas e já exerceu a função de deputado federal.
Dentre os temas 15 temas selecionados pela equipe da Rádio Onda, o candidato tem direito de sortear 7 para poder responder sobre o tema. Os temas sorteados de hoje foram Turismo, Incentivo aos esportes, Geração de empregos, Segurança pública/Guarda Municipal, Crescimento dos casos de tráfico de drogas, Futuro do Monotrilho e Mudança para a Nova Sede.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Confira abaixo os principais pontos abordados pelo candidato sobre cada tema sorteado:
Turismo
Exaltou as belezas naturais e as águas sulforosas da cidade. Avaliou de forma positiva a concessão dos pontos turísticos e afirmou que para Poços atrair mais eventos de nível nacional é preciso dar infraestrutura para receber esses eventos, como a construção de um centro de eventos/Parque de exposições. Fazer uma melhor divulgação da cidade no Brasil, atrair turismo de negócios, congressos. Fomentar um calendário de ventos para atrair mais turistas durante o ano, voltar a ter o melhor Carnaval do Sul de Minas, fazer o melhor festival de inverno do país.
Incentivo aos esportes
Criticou a falta de incentivo à base do esporte que são as crianças. Lembrou que foi jogador de basquete quando criança e adolescente. Melhorar os equipamentos esportivos, melhorar a infraestrutura nas escolas para incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Criticou o abandono do estádio Ronaldão, da falta de infraestrutura mais adequada para receber mais eventos esportivos com uma melhor qualidade. Olhar com atenção especial aos para-desportistas. Melhoria dos espaços esportivos da cidade e ampliar para os bairros.
Geração de empregos
Lembrou que Poços perdeu muitas indústrias grandes como a Heineken, Boticário, LG, cervejaria Estrela Galícia para cidades vizinhas. Disse que vai incentivar a vinda de empresas para a cidade. Melhorar e modificar alguns pontos do Plano Diretor para incentivar obras de infraestrutura e construção civil, construção do Porto Seco e Terminal Multimodal para trazer investimentos e empresas para o município colaborando assim com a geração de empregos. Olhar especial para os jovens trazendo cursos técnicos e profissionalizantes, voltara a ter atrativos e incentivos do Primeiro emprego, Jovem Aprendiz, Guarda-mirim.
Futuro do Monotrilho
Ulisses foi enfático em relação ao tema. Descartou o aproveitamento da estrutura atual. Disse que por causa do crescimento da zona Oeste com a ida do Paço Municipal e do Tribunal para essa região é preciso melhorar a infraestrutura e melhoria do transporte de massa. Propôs demolir a estrutura do monotrilho, ampliar a faixa de rolamento e trazer um VLT (Veículo leve de transporte) para a cidade.
Mudança para a Nova Sede
Não achou que seria o mais viável fazer essa nova sede e que a cidade tinha outras prioridades como a saúde e novas escolas. Disse que seria melhor ter construído o Hospital do Câncer. Sugeriu a utilização de novas tecnologias para oferecer um serviço melhor para as pessoas com menos burocracia. Teria sido melhor criar subprefeituras na zona sul e zona leste para que as pessoas não precisassem se deslocar tanto para resolver suas necessidades em um local tão grande. Pensar numa parceria público privada e fazer um estudo de viabilidade para aproveitar os prédio que ficarão vazios, sugeriu transferir o Conservatório para onde hoje é a Câmara Municipal e a Câmara Municipal passar a ocupar o prédio do atual Fórum quando ele se mudar para o novo edifício que está sendo construído no Jardim Country Club.
Segurança pública/Guarda Municipal
O candidato ressaltou a necessidade de aumentar o efetivo da Guarda-Municipal, armas os agentes. Melhorar os equipamentos de segurança púbica, aumentar o efetivo da PMMG e Polícia Civil. Aumentar o número de câmeras de segurança pelos bairros e criar um Centro de Comando e Controle com reconhecimento facial e controle de placa de veículos. Fazer parcerias como comércio para que as câmeras sejam ligadas com esse novo centro. Acabar com a indústria da multa da Guarda Municipal e realocar o trabalho dos agentes. Criar um sistema integrado de segurança com os bairros das periferias e Zona Sul da cidade.
Crescimento dos casos de tráfico de drogas
Citou que a falta de uma educação melhor, programas esportivos e culturais, escola em tempo integral com materiais didáticos melhores, cursos técnicos e profissionalizantes, potencializa a ida de jovens para o mundo crime. Disse que vai dar apoio a esses jovens para que eles não entrem na criminalidade e na dependência química. Vai criar um centro de recuperação de jovens dependentes, citou a Fazenda Paraíso no Rio de Janeiro que é um modelo na recuperação dos dependentes. O centro em Poços se chamaria Fazenda São Domingos e ofertaria cursos e trabalho para esses jovens.