A prefeitura de Poços de Caldas por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo duas campanhas de vacinação nesse mês de novembro. A Campanha de Multivacinação e a Campanha de combate à Febre Amarela.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
E para falar das campanhas de vacinação, esteve presente no estúdio da Rádio Onda, a enfermeira e responsável técnica de imunizaçãao da Secretaria de Saúde de Poços, Gisele Scatola.
Gisele ressaltou a importância da vacinação preventiva contra a febre amarela, já que o período de maior incidência da doença começa agora em dezembro e vai até maio de 2025. Alguns casos detectados em macacos que morreram na região da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, ascende alerta para a uma disseminação da doença. Ela pede atenção especial para os homens que trabaham ou moram nas zonas rurais do leste paulista e sul de Minas, já que há uma incidência grande da doença nessas regiões. O período de umidade e calor favorecem a proliferação do mosquito que transmite a doença entre a população de macacos e humanos.
A campanha contra a febre amarela começou na segunda-feira, dia 4 de novembro e vai até o dia 14.
A estratégia inclui a intensificação da vacinação em todas as salas de vacina do município, com um cronograma especial para as ESFs que não possuem sala de vacina, ampliando o acesso da população à imunização:
Semana de 4 a 8 de novembro, das 9h às 16h:
- PSF Dom Bosco
- PSF Esperança III
- PSF São Bento
Semana de 11 a 14 de novembro, das 9h às 16h:
- PSF Imaculada
- PSF Santa Ângela
- PSF Flores
Sobre a Campanha de Multivacinaçãao, a enfermeira lembra da importância dos pais levarem seu filhos para vacinar e atualizar as carteira de vacina. A campanha intensificará esforços para alcançar crianças e adolescentes com esquemas vacinais incompletos, priorizando doses de reforço, essenciais para a imunização plena e manutenção da saúde coletiva. Gisele lembra também que a partir de agora a vacina do Zé Gotinha, contra a poliomielite, será com injeção e não mais em gotas.
Durante a campanha, que ocorre de 4 a 29 de novembro, estarão disponíveis vacinas essenciais, incluindo Tríplice Viral, Hepatite B, HPV, Hepatite A, Rotavírus Humano, Meningocócica ACWY e C, Pneumocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite, conforme a faixa etária e a necessidade de cada paciente. O Dia D de Mobilização será realizado em 23 de novembro, incentivando a atualização das doses com base no Calendário Nacional de Vacinação.
Orientações para a vacinação:
- Poliomielite: Crianças de 15 meses a 5 anos devem receber uma dose da vacina inativada contra poliomielite.
- HPV: Jovens que ainda não tomaram a vacina contra HPV podem receber uma dose única até os 19 anos, 11 meses e 29 dias.