ONDA POÇOS

Entrevista: Polícia Militar dá dicas de como se proteger e evitar crimes na Zona Rural

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Militar de Poços de Caldas comemora a redução significaticva nos crimes relacionados à Zona Rural da  cidade. Para conversar sobre o assunto, o Sargento Wagner e Sargento Carlos da Patrulha Rural participaram do programa Onda in Foco desta segunda-feira, 24 de fevereiro.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

De acordo com dados da Polícia Militar, desde 2017 os crimes na zona rural reduziram quase 50%, passando de  331 para 173 em 2024. Em 2024 houve somente um crime violento registrado, os outros 172 foram pequenos furtos. A Patrulha Rural atende 11 municípios da região de Poços de Caldas

O Sgt. Wagner destacou a importância da colaboração dos moradores e produtores. Ele disse que a PM tem grupos de Whatsapp para receber denúncias e que serve também para os próprios moradores divulgarem algum suspeito que esteja andando pela região ou avisar um vizinho sobre algum perigo iminente.

Segundo o sgt. Carlos, a Patrulha Rural foi criada em Poços de Caldas há cerca de 5 anos e que a ideia se espalhou por Minas Gerais. O sargento destacou ainda a importância dos moradores da Zona Rural se precaverem tomando algumas atitudes que podem ajudar a prevenir os crimes. Para o sgt. Carlos é de suma importância que os produtores rurais façam o caadastro junto à PM. Nesse caadastro os policiais pegam dados pessoais, dos bens materiais e até os dados de GPS do sítio. Ele disse que isso facilita para que os policiais achem o sítio quando acontece algum crime.

O sgt. Wagner disse que a PM visita diariamente produtores da região e que conhece todos pelo nome e que essa proximidade ajuda. As viaturas andam cerca de 300 km por dia pelas estradas rurais. O policial destacou algums pontos que podem ajudar os moradores a se prevenirem, como  colocar alarme nas casas, fazer parte do grupo de Whatsapp, colocar rastreador nos tratores e véiculos; deixar arbustos podados, colocar iluminadores automáticos, construir a sede da propriedade longe da estrada; ter animais como cachorros, gansos e galinhas d’angola que avisam a chegada de estranhos, dentre outras dicas que estão no manual que a PM entrega aos produtores.