No último dia da rodada de entrevistas com os candidatos à prefeito de Poços de Caldas, a Rádio Onda recebeu em seus estúdios, Paulo Ney da coligação Poços cada dia melhor.
Paulo Ney de Castro Júnior é nascido em Poços de Caldas, tem 44 anos, casado e tem quatro filhos. Ele é formado em ciências da computação e trabalhou como publicitário. Paulo foi secretário de Comunicação e depois de Governo da atual gestão da prefeitura de Poços, mas teve que sair para se candidatar ao cargo de prefeito.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
O candidato conversou com os jornalista da Rádio Onda e respondeu aos sete temas sorteados por ele mesmo.
Confira abaixo os trechos da entrevista do candidato à prefeitura de Poços de Caldas, Paulo Ney:
- Saúde
Após anos de pandemia Poços criou o programa Fila Zero e quase todos os atendimentos e cirurgias que estavam represados até 2022 ficaram em dia, a fila diminuiu, mas tem que avançar. Citou o exemplo da UPA, da melhora no atendimento, reformulação da Unidade, prontuário eletrônico e monitoramento de fila de espera utilizando tecnologia da informação. Esse modelo ele pretende levar para toda cidade. Implantou o PAE no Margarita Morales, atendimento de pediatria que é um exemplo e será replicado. Pretende também fazer parcerias com a iniciativa privada para que a espera por medicamentos seja menor.
2. Nova sede administrativa da prefeitura
Citou a economia de 2 milhões de reais por ano com aluguéis, disse que vai trazer uma melhor eficiência no atendimento para o cidadão porque todas as secretarias estarão no mesmo lugar e que por isso as pessoas não vão mais precisar ficar indo de prédio em prédio para ter suas demandas assistidas. Disse que o uso de tecnologia para diminuir a necessidade de papéis vai desburocratizar o atendimento. Ressaltou que o trânsito da região central vai ser desafogado e vai melhorar, porque o fluxo de carros vai diminuir. Já, o trânsito de carros na Avenida João Pinheiro vai aumentar mas será feito um estudo de viabilidade para construir mais duas faixas de tráfego para agilizar o fluxo e ressaltou a importância da continuidade na prefeitura para que a construção da Avenida que vai ligar a Zona Oeste à Zona Sul da cidade termine.
O crescimento de Poços está previsto para a zona Oeste da cidade como previsto no Plano diretor e que o centro administrativo será inaugurado em breve. A prefeitura da cidade será ocupada pelo Conservatório e que os outros prédios serão ocupados com prioridade para espaços culturais e esportivos. Citou também que vai criar uma sub-prefeitura na Zona Leste e na Zona Sul para que a população não precise se deslocar até o outro lado da cidade.
O candidato falou da importância da aprovação do Estatuto do Servidor, disse que com a abertura do concurso para a Guarda Municipal serão contratados já para o início do próximo ano, cerca de 80 novos agentes para a GCM e que a intenção é de chegar a até 200 guardas.
Disse que o monitoramento com câmeras de segurança espalhadas pelos diversos bairros da cidade vai ajudar a polícia a identificar os infratores e que até o fim do ano cerca de 400 câmeras serão instaladas. Para prevenir os casos de crimes ele vai ampliar a atuação do COAD junto com as escolas municipais para conscientização de crianças , jovens e as famílias. Falou que a secretaria de saúde e a de promoção social trabalham em conjunto e que esse trabalho será ampliado para poder atingir mais pessoas.
4. Moradores de rua e pedintes
Paulo Ney citou o trabalho da Promoção Social de Poços que é essencial na cidade para atender os moradores de rua. Ele citou que o trabalho de conscientização das famílias sobre os moradores de ruas que são dependentes químicos precisa ser reforçado para que a própria família em parceria com a prefeitura conduza esse morador de rua para um tratamento adequado. Citou também que alguns moradores estão desempregados ou passando dificuldades financeiras, não tem onde morar e que para eles a prefeitura já oferece atendimento adequado através da Promoção Social. Outro ponto será a oferta de oportunidade de trabalho para alguns casos. E que tem moradores de rua que são fugitivos da justiça ou estão cumprindo pena em regime semi-aberto e que para essas pessoas ele citou que a nova central de câmeras vai ajudar a polícia a identificar e monitorarr esses indivíduos.
5. Futuro do monotrilho
Citou que a administração atual conseguiu assumir o monotrilho com uma negociação com a antiga empresa detentora da concessão e com a ajuda do Ministério Público. Disse que o laudo que uma empresa particular está fazendo sobre a estrutura do monotrilho está quase saindo e que o ideal seria aproveitar e utilizar o monotrilho para mobilidade urbana e para o turismo. O candidato disse que utilizar o monotrilho será prioridade caso o laudo aponte de forma positiva para a estrutura. Existe também a possibilidade de utilizar o que está construído para fazer uma High-Line que é um jardim suspenso que ficaria no lugar da linha do monotrilho com pista de caminhada e ciclovia. Caso seja necessário o monotrilho será demolido, mas que isso não seria o ideal, mas que ele vai resolver de forma prioritária caso seja eleito.
6. Incentivo aos esportes
O candidato lembrou que trabalhou muito tempo no Clube Caldense e que essa administração fez muito pelo esporte. Criou a pista de skate no Parque Municipal, o incentivo ao patins e que Poços está prestes a virar a capital de BMX com a construção de uma pista na Zona Sul. Lembrou que a prefeitura atual criou o Poços Ativa, projeto de esporte para idosos e jovens nas praças da cidade; e que recuperou o espaço do bairro Santa Rita onde acontece várias atividades esportivas, reformou alguns Poliesportivos, contratou professores de vários esportes para dar aula gratuita para os jovens, recuperou o campo abandonado do Monte Verde, fez a instalação de campos de futebol Society no Santa Teresa, no Campos Elíseos etc.
Em relação ao Estádio Municipal sugeriu uma parceria com a iniciativa privada para a construção de um novo estádio na Zona Sul de Poços e que o atual deixará de existir, porquê o estádio é antigo, infraestrutura defasada e que está fora de uso dentro dos novos padrões exigidos para uma prática esportiva de qualidade.
7. Turismo
Paulo Ney exaltou as melhorias que a Citur fez nos pontos turísticos da cidade depois da concessão. Depois das melhorias nos pontos a própria população de Poços de Caldas voltou a frequentar o Cristo, a Fonte dos Amores etc. O candidato ressaltou que a melhoria na qualidade dos serviços e a integração dos pontos melhorou demais e que isso mudou a história do turismo de Poços. Ele disse também que tudo isso é só o começo de um trabalho e que tem ainda muito a ser feito na cidade.