A entrevista desta quinta-feira, 16 de janeiro, no Onda in Foco foi com novo secretário de Turismo de Poços de Caldas. Arison Siqueira, de 42 anos, é bacharel em Administração pela PUC Minas e possui ampla experiência no setor turístico. Empreendedor e entusiasta do potencial turístico de Poços, ele é fundador da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas e idealizador da Rota do Vulcão Cicloturismo, um projeto que posiciona o município no mapa do cicloturismo nacional.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O novo secretário está cheio de novas ideias e empolgado querendo implementá-las. Arison está no início dos trabalhos e sabe da importância da pasta para Poços, que é um município que arrecada muito com a movimentação dos turistas. Ele ressaltou que o trabalho tem que ser feito em conjunto com outras secretarias, principalmente as de Cultura, Esporte, Educação, Segurança, Planejamento e a de Desenvolvimento Econômico.
Arison está concentrando suas forças em conhecer e reunir os dados dos pontos turísticos de Poços e em organizar o Carnaval, que é um evento muito importante pra cidade. Para esse ano, o que ele pode nos revelar, é que vai haver um incremento na segurança, contratando serviços particulares e a mudança nos enfeites do centro. Ele quer deixar a cidade bonita para esse Carnaval. O secretário também quer dar uma atenção especial aos blocos carnavalescos que para esse ano bateu recorde de inscrições, 16 no total. Uma ideia ventilada foi a de que no próximo Carnaval, ele quer levar alguns eventos para contemplar a população da Zona Sul.
Em relação aos pontos turísticos, Arison vai começar a atuar quando estiver com todos os dados e informações em mãos. Ele pretende incrementar alguns locais que estão fora do controle da Citur e criar novos projetos e espaços para a cidade. Infelizmente ele ainda não pôde revelar detalhes porque ainda depende de conversas e alinhamentos com o executivo para colocar algumas ideais em prática. Nesse primeiro momento, ele vai deixar todas as fontes da cidade em perfeito funcionamento, em relação à estrutura e qualidade da água.
Questionado sobre um Centro de Eventos, o secretário falou que a construção desse centro está no plano de governo do prefeito Paulo Ney e que uma resolução e um estudo sobre a maneira como essa construção poderá ser realizada está na pauta para esse ano. O novo secretário ressaltou que é um projeto que envolve muitas secretarias e que esse Centro de Eventos tem que servir a muitos propósitos podendo receber desde congressos empresarias e feiras de cultura, por exemplo.
Um ponto que o Arison ressaltou é que para ajudar no incremento turístico da cidade o aeroporto é ponto muito importante. O secretário já teve contato com a Infraero para saber o que é preciso ser feito para que o aeroporto de Poços volte a funcionar normalmente. Esse ponto será resolvido em breve até porque é de interesse de outras secretarias também, como a Desenvolvimento Econômico.
Uma novidade que o secretário citou é a criação de “1 dia de Samba” na cidade. A ideia fazer uma parceria com a secretaria de Cultura e fazer um encontro de artistas, músicos, para fazer uma festa em Poços de Caldas. A ideia está embrionária, mas o prefeito Paulo Ney gosta do projeto e falou pra tocar em frente. Estão estudando se colocam esse “1 dia de Samba” no aniversário da cidade ou em alguma data antes para não correr o risco de estar chovendo no dia.