ONDA POÇOS

Entrevista: Nando Gonçalves o novo sec. de Cultura de Poços fala sobre os novos caminhos da pasta

Compartilhe nas redes sociais

A Rádio Onda, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o novo sercretário de Cultura de Poços de Caldas. Nando Gonçalves participou do programa Onda In Foco e falou sobre os desfaios do começo no trabalho frente a uma das pastas mais importates da cidade.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O novo secretário destacou o trabalho do secretário anterior, principalmente em relação aosd projetos de que fazem parte das leis de incentivo à cultura. Nando ressalta, porém que quer estudar em conjunto com os conselhos de cultura da cidade sobre a forma como os projetos são aprovados. Ele entende que para ser mais justo tem que haver uma mudanças na maneira como os projetos são votados e aprovados. Uma idéia é separar e setorizar os projetos afins para que seja mais justa a escolha, hoje por exemplo é praticamente feita a escolha por ondem de chegada. O que ele não considera a melhor forma.

Nando, ainda conversou sobre a continuidade do Festival Estudantil de Teatro e atividades culturais na Educação Infantil e Integral. Ele considera de suma importância a participação das crianças e adolescentes da cidade nesses projetos.

O atual secretário ainda está estudando e recendo muitas informações dos funcionários publicos que trabalahm na secretaria. ele frisou que o trabalho está apenas começando e que ele está se inteirando de tudo dentro da secretaria para começar a propor e afazer as mudaças que ele acha necessárias.

Um grande trabalho que o novo sercretário tem pela frente é o Carnaval de Poços. Tradicional  e conhecido nacionalmente, o evento trás muitos turistas para a cidade e Nando disse que está se dedicando muito nesse início para, em conjunto com a secretaria de Turismo, Segurança Pública dentre outras, fazer um bom Carnaval.

Outro evento grande que Poços de Caldas oferece aos moradores e turistas é o Festival de Inverno no meio do ano. E já de ‘bate-pronto”, Nando quer que o calendário saia o mais rápido possível para que os artistas de Poços possam se organizar e para que o evento seja divulgado com mais antecedência para moradores e turistas. Além do calendário dos eventos que vão ter na cidade, Nando também quer que a pasta deixe tudo pronto com mais agilidade e antecedência para que a organização do evento não fique para última hora.

A secretaria hoje funciona no prédio da Urca, no centro de Poços de Caldas e com o nava sede administrativa, a pasta deve se mudar até o fim do mês de janeiro para o novo prédio. Nando destacou que a Urca precisa de uma reforma e uma resteuração. O secretário lembra que a Urca é um imóvel antigo e está tombado pelo patrimônio histórico da cidade, uam reforma e uma restauração precisam ser feitas com um projeto cuidado, mas que ficaria muito carao, por volta de R$20 milhões. O município não teria toda a verba para disponibiliziar, e que o ideal é procurar parcerias privadas e buscar recursos de emendas parlamentares tanto no âmbito estadual como federal.

Nando é formado em Psicologia pela PUC Minas, é bailarino, coreógrafo, produtor, gestor cultural, ator e diretor profissional, com mais de 25 anos de experiência nas artes. Desde 1999, atua de forma destacada no teatro, dança, circo e cinema. Para fechar a entrevista ele foi perguntado sobre a sua preferência em relação à area de atuação nas artes, e o que mais lhe enche os olhos é o Teatro, o palco.