A Rádio Onda de Poços de Caldas realizou nessa quinta-feira, dia 29 de agosto de 2024, a quarta rodada de entrevista com os candidatos à prefeitura da cidade. O entrevistado dessa vez foi o candidato Marcelo Heitor do PL/Coligação Poços para nossa gente.
Marcelo Heitor da Silva tem 43 anos e é natural de Bandeira do Sul, casado e atua também como empresário. Marcelo Heitor foi vereador por dois mandatos em Poços de Caldas e deixou o legislativo esse ano para concorrer à prefeitura.
Confira abaixo os principais pontos abordados pelo candidato sobre cada tema sorteado:
Turismo
Poços tem no DNA o turismo. O candidato aprova e inclusive apoiou a parceria público/privada para gerir os pontos turísticos da cidade quando ainda estava em seu primeiro mandato como vereador. Ele pretende construir um Centro de Eventos para trazer grandes eventos a nível nacional para a cidade, como eventos culturais, de negócios, empresariais etc.
Estímulo à geração de emprego
Marcelo pretende criar parcerias com o Sistema S (Sesc, Sebrae, Senac, Senai) para formar mão de obra mais qualificada. Ele pretende criar um banco de currículos para a população poços-caldense. Trazer novas empresas de tecnologia para a cidade e pretende contar com a ajuda de universidades e do Instituto Federal para a formação de trabalhados qualificados para atuar nesse tipo de indústria e empresas tecnológicas. Citou o exemplo de Santa Rita do Sapucaí que se tornou um polo de tecnologia em Minas Gerais.
Educação infantil e creches
Citou a falta de vagas em creches na cidade com cerca de mil crianças em espera que pode durar mais de uma no para conseguir uma vaga. Vai buscar recursos para construção de novas creches mas pretende fazer parcerias com as escolas particulares para receber crianças que precisam de vagas sendo assim subsidiada pela prefeitura. Em relação aos educadores que trabalham diretamente com crianças especiais, o candidato pretende ampliar o apoio a esses profissionais e fazer concurso público para aquisição de novos educadores.
Segurança Pública
Marcelo Heitor enfatizou a defasagem de efetivo na Guarda-Municipal, que hoje tem cerca de 75 agentes e o ideal seria 170, ou seja, cerca de um guarda para cada mil habitantes. Dar condição para os agentes dando uma melhor formação e permitindo o armamento da Guarda. Pretende ampliar as câmeras de segurança pela cidade.
Futuro do Monotrilho
Marcelo enfatizou que quer dar uma posição final para a situação do monotrilho. Ele espera o laudo de uma empresa particular contratada pela atual gestão, sobe a situação a estrutura da construção. Caso seja positiva ele pensa em usar o monotrilho para o turismo e não como transporte de massa. Caso seja negativo ele não vê problema em acabar de demolir a estrutura.
Problemas das calçadas/mobilidade urbana
O candidato citou as obras que estão sendo feitas para melhoria das calçadas no centro da cidade. Que o “dever de casa” deve ser feito para além da área central. Disse que vai olhar com atenção para o problema e até sugeriu novamente a a possibilidade de uma parceria público-privada para dirimir esse problema que afeta idosos, crianças, cadeirantes.
Gasto público com funcionários
A cidade precisa ter uma boa gestão para que a população não seja penalizada com a falta de serviços essenciais e para que o funcionário público também não seja penalizado com atrasos salarias. Rever contratos firmados com empresas privadas pela atual gestão para diminuir os valores trazendo economia para os cofres públicos sem que os serviços prestados à população poços-caldense sejam prejudicados. Citou especificamente um contrato de prestação de serviços na área da saúde com a cidade de Salto Pirapora, um contrato de 75 milhões de reais, outro contrato na área da Educação, projeto Ativamente, de cerca de 2 milhões de reais que não está surtindo o efeito desejado. Disse que prefeitura não tem integração entre os serviços e as secretarias. Disse que falta um banco de dados para integrar melhor os serviços prestados. Citou novo concurso de servidores e a preocupação com os gastos para manter esses novos concursados. A prefeitura pode chegar ao final de 2024 com um déficit de até 500 milhões reais. Ela pretende diminuir o número de secretarias.
Nas considerações finais, o candidato Marcelo Heitor do PL/Coligação Poços para nossa gente, diz que quer ser um prefeito que trará inovações para a cidade, além de trazer melhorias na mobilidade urbana como uma interligação melhor entre os bairros. Vai dar uma atenção especial segurança e saúde.