A importância de cuidar de quem cuida, saúde e qualidade de vida: todos estes foram temas de uma conversa pra lá de especial com a médica Juliana Cunha Rocha, cirurgiã, médica do trabalho, especialista em geriatria e intensivismo. “Qualidade de vida é um termo da moda, muito utilizado, mas que envolve uma complexidade ampla e não está ligada somente a aspectos materiais como algumas pessoas pensam. Está ligada aos meus hábitos de vida, as minhas expectativas e a minha maneira de perceber o mundo e de processar tudo o que acontece”, esclareceu a médica.
O Outubro Rosa também foi citado no bate-papo. “As mulheres tradicionalmente são as que cuidam e precisam ser cuidadas também. No meu dia a dia, atendo mais pacientes mulheres do que homens e coloco como condição obrigatória que cada paciente tire pelo menos 30 minutos do dia para si, para fazer algo que gosta, para praticar uma atividade física, para ler um livro, enfim, para relaxar e assim nesse tempo, poder pensar e refletir. Isso é fundamental para todos nós, para nossa saúde e bem-estar”.
Durante a conversa, os comunicadores Aline Fallaci e Carlos Boka deixaram uma mensagem especial a todos os médicos pelo Dia 18 de Outubro e a todos os profissionais de saúde, de maneira geral, pela dedicação com que trabalham. Segundo Leonardo Boff, “Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de atenção, zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento afetivo com o outro”.
Como você tem passado? É isso mesmo, já parou pra pensar nisso? Como está a saúde do seu corpo, como está a sua saúde emocional? Na correria do dia a dia, muitas vezes somos atropelados pelos inúmeros afazeres e compromissos, pelo cuidado com o outro e acabamos nos esquecendo de olhar para nós mesmos. Desenvolva esse olhar de amor próprio e sinta a diferença na sua vida!
Para saber mais sobre a entrevistada: @medicajurocha
Por Aline Fallaci: Jornalista, Comunicadora e Professora Universitária