Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, a Rádio Onda Poços de Caldas recebeu o candidato Breno Brum do partido Unidade Popular.
Breno Brum França tem 24 anos, é natural de Belo Horizonte, solteiro e é formado em psicologia. Breno é o candidato mais novo a disputar uma eleição para a prefeitura de Poços de Caldas. O postulante ao cargo de prefeito concedeu 30 minutos de entrevista e falou sobre 7 temas sorteados por ele.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Confira abaixo os temas e as propostas do candidato Breno Brum para Poços de Caldas.
1. Saúde
Breno Brum começou nossa rodada de entrevistas falando sobre a Saúde de Poços de Caldas. Ele disse que seu ponto principal seria trazer para a cidade o projeto médicos de família pelo Sus, o que já está previsto até em lei, e que isso ajudaria no atendimento preventivo das população. O projeto ajudaria a diminuir os gastos nas Upas e hospitais, diminuiria as filas de espera e reduziria consideravelmente os casos graves. Ele enfatizou que a prevenção é o melhor remédio para todos, tanto para a população quanto para as contas do município.
2. Nova sede da prefeitura
Sobre a nova sede, o candidato ressaltou muito sobre a necessidade de se construir um novo prédio e deixar de lado investimentos que ele considera mais importantes para a população como na saúde e educação. Citou que a mobilidade urbana, o trânsito principalmente na Av. João Pinheiro vai piorar de forma considerável, já que centenas de funcionários públicos e a própria população vão precisar atravessar a cidade para chegar na sede administrativa. Disse que isso prejudicou a todos, não só funcionários que vão ter que pegar dois ônibus, mas a população principalmente. Disse que a prefeitura poderia ter investido em tecnologia para oferecer serviços pela internet sem que a pessoas precisassem se deslocar até a prefeitura, o que economizaria muito em dinheiro e tempo, agilizando os serviços públicos.
3. Educação
Ressaltou que o candidato a vice-prefeito Marcelo Lousada é estudante de pedagogia. Não só pensar em investimentos em segurança mas em outras áreas como o apoio preventivo para os alunos, implementar o trabalho de psicólogos na escolas, políticas públicas direcionadas para crianças e adolescentes para identificar e prevenir possíveis ataques a professores e colegas. Pensar na escola com uma educação mais inclusiva, criticou a educação tecnicista, defendeu uma educação formadora de pessoas críticas em relação, uma educação para todos, questionadora. Disse que é preciso pensar também na formação dos educadores para que haja uma mudança consistente na formação dos alunos.
4. Incentivo aos Esportes
Universalidade ao acesso ao esporte. Citou as Paraolimpíadas e acessibilidade aos que necessitam. Citou o campeonato de skate e a falta de incentivo direto da atual gestão. Ele quer voltar os investimentos de esportes nas escolas, aumentar o leque de modalidades, revitalizar as quadras poliesportivas da cidade. O candidato citou a falta de equipamentos e a precariedade das estruturas. Falou dos editais esportivos para que esses editais sejam universalizados e disseminados com mais visibilidade para que a população participe e que não fique nas mãos de poucas pessoas e citou o uso do espaço das escolas municipais para isso.
5. Crescimento do tráfico de drogas
Ele pensa sobre a perspectiva do jovem e o desinteresse deles na educação. Citou que o espaço vazio deixado pelo Estado vai ser preenchido pelo tráfico. Citou novamente a educação atual que é voltada para o vestibular e que não gera um interesse do jovem e da criança; assim a falta de acesso a uma educação de qualidade, falta de acesso ao lazer, à cultura, à segurança deixa esse jovem à mercê de uma vida vazia que será preenchida da pior forma. Ele quer serviços ligados à assistência social antes do combate às drogas. Breno disse que a guerra às drogas deu errado no mundo todo, então tem que pensar diferente e investir na comunidade, promover o acesso desse adolescente aos temas já citados acima como forma de prevenir e não simplesmente combater e entrar em rota de colisão com esses jovens.
6. Geração de empregos
Para fomentar a criação de emprego na cidade o candidato pretender utilizar a prefeitura como uma ponte para gerar emprego. Citou as frentes emergenciais de trabalho de São Paulo. Ele quer implementar o mesmo programa aqui e que ele funcionaria como um contrato de trabalho provisório com a prefeitura para realizar trabalhos que são necessários para melhorar a infraestrutura da cidade. Citou que o desemprego é um problema estrutural do Brasil, que os direitos trabalhistas estão sendo precarizados e que vai combater a falta de perspectivas dos jovens em encontrar trabalho.
7. Transporte público
O candidato pretende criar o Tarifa Zero em Poços de Caldas. Ele disse que quer municipalizar os serviços de transporte público e oferecer de forma gratuita para a população. Para isso ele pretende redirecionar alguns recursos públicos, sem aumentar os gastos da prefeitura, para esse projeto. Trazer uma nova perspectiva de mobilidade urbana. Citou que a tarifa de Poços é a mais cara do Brasil e que isso prejudica o trabalhador.