ONDA POÇOS

Entenda o que muda na Lei das “saidinhas”

Compartilhe nas redes sociais

A Lei que regulamenta as saídas temporárias de detentos foi sancionada no dia 11 de abril e a partir de agora algumas regras mudam para os presidiários do Brasil:

Crimes hediondos

O primeiro texto determinava que apenas quem praticou crimes hediondos estaria impedido de requerer a saidinha. Agora, além destes, quem foi condenado por violência ou grave ameaça (estupro, homicídio, latrocínio e tráfico de drogas) também estão impedidos de usufruir do benefício.

Progressão de pena

A progressão de regime aberto era concedida aos presidiários que demonstrassem bom comportamento de baixa periculosidade e senso de responsabilidade, mas com a nova lei, eles também precisarão ser aprovados no exame criminológico, que avalia questões psicológicas e psiquiátricas dos apenados.

Tornozeleira eletrônica

Pelo texto antigo, o juiz poderia determinar o uso da tornozeleira apenas para casos de progressão de pena do regime fechado para o regime semiaberto, saída temporária e prisão domiciliar. Agora, é possível fixar a obrigatoriedade de monitoração eletrônica em casos de liberdade condicional, regime aberto e semiaberto.

Número de saidinhas

A nova legislação revogou o trecho que concedia cinco saídas temporárias anuais aos presos que tinham este direito. Quando se tratar de frequência a curso profissionalizante, de ensino médio ou superior, o tempo de saída será o necessário para a conclusão das atividades. As saídas temporárias para visitar familiares também estão permitidas após os vetos do Presidente da República.

A Lei 14.843/24 foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 11 de maio e passa a valer a partir da data da publicação.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM