Com a conta de luz mais cara e para não pesar no bolso, alguns brasileiros têm procurado meios alternativos, um deles é a instalação de placas fotovoltaicas, para a geração de energia solar.
Há dois anos, o Rogério Wagner tem instalada o sistema fotovoltaico. “Eu queria muito fabricar um eólico, mas não conseguiria homologar. Fui no fotovoltaico mesmo. A conta de energia elétrica sempre sobe, então o quanto antes conseguir instalar os sistema fotovoltaico, mais rápido terá o reembolso do dinheiro investido”, explica.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país tem mais de 520 mil residências com sistemas de geração de energia solar. A tendência é de que esse número aumente, já que as tarifas das contas de energia estão subindo.
O diretor de uma empresa Pulsar, especializada neste sistema de energia solar, Monclair Araújo detalha os benefícios deste sistema. “A utilização de placas solares permite que a população tenha em sua residência ou comércio uma usina de geração própria de energia, que é regulamentada pela Resolução 685/15 da ANEEL, e normas das distribuidoras. Essa energia produzida irá trazer economia para o consumidor, pois sua sua conta terá uma redução de 95%”, conta.
Sustentabilidade
Ainda segundo Monclair, a utilização de energia limpa e renovável é uma ação de sustentabilidade, no mundo inteiro. A energia solar fotovoltaica tem sido cada vez mais usada. ” O Brasil já ocupa o 10º lugar no ranking mundial. Investir em uma Usina Solar é seguro e tranquilo, basta ter um telhado com espaço para as placas. O tamanho da usina depende do consumo. Será necessário aprovar um projeto na DMED, por isso para se ter um sistema que atenda a necessidade, será necessário contar uma empresa especializada nesse segmento. O retorno do investimento é de 4 a 5 anos, e existe a opção de financiamento”, finaliza.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: