O Inep divulgou nesta segunda-feira (12) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, bem como das justificativas de ausência referentes à edição de 2024. Os candidatos podem consultar a resposta diretamente na Página do Participante, por meio do login no portal Gov.br.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A aprovação da isenção ou da justificativa de ausência não garante automaticamente a inscrição no exame. Todos os interessados deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme o cronograma do Enem. O edital da edição 2025 ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos que tiveram o pedido de isenção ou justificativa de ausência negados poderão apresentar recurso entre as 23h59 desta segunda-feira (12) e as 23h59 de sexta-feira (16), também pela Página do Participante.
Para solicitar o recurso da isenção, é necessário apresentar documentação que comprove uma das condições previstas pelo MEC, como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) ou ser participante do programa Pé-de-Meia.
Documentos como declaração de escolaridade ou histórico escolar devem estar datados, assinados e conter o nome completo do participante. Serão aceitos apenas arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. Não são aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
O resultado final dos recursos será divulgado em 22 de maio. Os candidatos que tiverem o recurso negado definitivamente deverão pagar a taxa de inscrição para participar do Enem 2025. Em caso de informação falsa, o candidato poderá ser eliminado do exame e obrigado a ressarcir os custos da inscrição, além de responder por crime contra a fé pública.
Fonte: Agência Brasil