O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou na noite desta quinta-feira (22) as respostas aos recursos interpostos por candidatos que tiveram pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 negados. As decisões podem ser consultadas na Página do Participante, mediante acesso com login único do portal Gov.br.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Também foram publicados os resultados dos recursos apresentados por participantes isentos no Enem 2024 que tiveram justificativas de ausência nos dias de prova reprovadas inicialmente.
Conforme o edital, mesmo nos casos de isenção aprovada ou justificativa de ausência aceita, é obrigatória a realização da inscrição na Página do Participante. Candidatos que tiveram recursos definitivamente indeferidos e desejam fazer o Enem 2025 deverão pagar a taxa de inscrição.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou em rede social que o edital do Enem 2025 será publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23), contendo o valor da taxa e formas de pagamento.
Período de inscrições
As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, utilizando CPF e senha do Gov.br. O MEC alerta que outras plataformas não estão autorizadas a realizar inscrições ou cobrar taxas, configurando tentativa de fraude.
O ministério informou que estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas em 2025 terão pré-inscrição automática no exame.