Search
Search
Home Notícias Geral

ENDOMETRIOSE | Saiba como diagnosticar e tratar a doença pelo SUS

14/03/2023
em Geral, Notícias
386 12
0
ENDOMETRIOSE | Saiba como diagnosticar e tratar a doença pelo SUS
Compartilhe nas redes sociais

A Endometriose é uma doença ginecológica silenciosa, que atinge cerca de um décimo das mulheres e pessoas com útero no Brasil. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% – e entre as que convivem com dor pélvica, chega a 70%. Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde registrou mais de 10 mil procedimentos hospitalares (incluindo internação) por conta da doença. A luta contra a Endometriose ganhou uma data, 13 de março. No ano passado foi aprovada a Lei que instituía a data.

o  Ministério da Saúde reforçou que o SUS oferece diagnóstico e tratamento para a população, a partir de uma atenção integral.

A endometriose é definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina que induzem uma reação inflamatória crônica. Isso pode evoluir para quadros de dores que reduzem, substancialmente, a qualidade de vida e podem ser incapacitantes. Entre os sinais e sintomas mais corriqueiros estão dismenorreia (dor anormal do ciclo menstrual), dor pélvica crônica, dispareunia (dor genital que ocorre durante a relação sexual), infertilidade e queixas intestinais e urinárias cíclicas.

Confira o caminho que a pessoa deve percorrer no SUS para o cuidado com a doença.

Diagnóstico

O primeiro passo é realizar o exame ginecológico clínico na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima. Em seguida, a confirmação da suspeita pode passar por exames laboratoriais e de imagem.

Independentemente dos sintomas, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista. Como a endometriose pode ter difícil diagnóstico, o acompanhamento é essencial para a detecção precoce da doença. Já no caso de uma crise desproporcionalmente forte de cólicas, procure um hospital.

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, ou ainda a combinação desses, e sua escolha deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a extensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade da paciente, efeitos adversos dos medicamentos e taxas de complicações cirúrgicas.

Para quem não deseja ter (mais) filhos, a remoção dos ovários e do útero também pode ser uma alternativa. Cada caso é único, e o tratamento deverá ser definido junto ao profissional médico – todos eles são oferecidos pelo SUS.

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e do fim das menstruações.

Para trabalhadores do SUS

A ciência ainda precisa avançar nos estudos da endometriose, mas já existem recomendações que gestores e profissionais de saúde devem seguir no atendimento a pessoas com endometriose. O ‘Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Endometriose’ contém capítulos sobre o conceito geral da doença, critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação. Ele deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e Distrito Federal na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.

O documento ressalta a obrigatoriedade da conscientização da paciente ou de seu responsável legal, por parte dos profissionais de saúde, seja no âmbito do SUS ou não; e dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso de procedimento ou medicamento preconizados para o tratamento da endometriose. O protocolo foi atualizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 879/2016.

O Ministério da Saúde lançou também a publicação ‘Protocolos da Atenção Básica – Saúde das Mulheres’, em 2016, no qual trata, no fluxograma 10, do manejo da dor pélvica, incluindo a pesquisa e manejo da endometriose pélvica na rede de atenção básica do SUS.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM

Tags: endometrioseministério da Saúdesustratamento
Notícia Anterior

Fiscalização da ANP autua posto de combustíveis em Poços de Caldas

Confira também

Minas Gerais anuncia recebimento de vacina contra monkeypox

Posts Relacionados

Corpo é encontrado às margens de rio em São João da Boa Vista-SP
Destaques

Homem é preso após agredir companheira e sogra

19/05/2025
2.5k
Associação dos Deficientes Físicos de Poços lança Rifa Solidária
Destaques

Associação dos Deficientes Físicos de Poços lança Rifa Solidária

19/05/2025
2.5k
Dois são detidos com drogas no Jardim Nova Aparecida em Poços
Destaques

Dois são detidos com drogas no Jardim Nova Aparecida em Poços

19/05/2025
2.5k
Mulher e criança de 4 anos morrem após ônibus cair em barranco no Sul de Minas
Acidente

Mulher e criança de 4 anos morrem após ônibus cair em barranco no Sul de Minas

19/05/2025
2.5k
Confira também
Minas Gerais anuncia recebimento de vacina contra monkeypox

Minas Gerais anuncia recebimento de vacina contra monkeypox

  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Menu
  • Home
  • Programação
  • Notícias
  • Contato
  • Política de privacidade
Facebook
Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG – 37701-033

© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

Open chat

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato