Empresários de diversos setores se reuniram em Poços de Caldas em um projeto de colaboração mútua visando minimizar os impactos causados pela crise do COVID-19 nas empresas do município, com objetivo de evitar os rompimentos de contratos de trabalho e consequentemente a manutenção do emprego e renda da população.
Denominado “Empresas Imunes”, o projeto surgiu pelo entendimento desses empresários de que o mundo não estava preparado para enfrentar uma situação tão grave, em que a cadeia da livre iniciativa, trabalho e renda do país foi quebrada, impactando de forma brutal e imediata toda nossa sociedade.
Segundo a organizadora do projeto, Diva Funchal, sócia-proprietária da empresa Ello RH, os empresários das mais diversas áreas de atividade, ao ficarem sem faturamento para suportar os custos das empresas paradas, por vezes, optam por demitir, o que não deve ser a primeira alternativa a ser adotada. “A demissão dos funcionários neste momento irá gerar um agravamento no poder de consumo da população, que poderá perdurar por muitos meses ou até anos, até se estabilizar. Neste momento, é importante que os empresários busquem alternativas individuais e coletivas para manter a renda dos trabalhadores, evitando assim o endividamento em massa e o comprometimento de poder de compra em longo prazo.”, alerta a empresária.
Entretanto, segundo os organizadores do projeto, a maioria das pequenas empresas não tem encontrado essas alternativas, seja por falta de estrutura ou de conhecimento, sobre as muitas legislações vigentes e também sobre várias medidas provisórias, decretos e acordos coletivos, aplicados pelos governantes e entidades de classe neste período. Muitos empresários não sabem como agir e quais ferramentas podem utilizar para minimizar esses impactos.
Pensando nisso, o grupo de empresários, com experiência e atuação em diversas áreas, juntaram suas competências para ajudar as demais empresas a superarem a crise, encontrando soluções criativas para as demandas comuns deste período. No projeto, serão prestados serviços gratuitos de consultoria e apoio nas áreas jurídica, financeira, recursos humanos, departamento de pessoal, comunicação e outras.
O projeto pretende também auxiliar nas negociações junto às instituições financeiras, governamentais, sindicatos, fornecedores, bem como na organização da saúde financeira da empresa, propondo soluções, novas oportunidades de negócio e articulando parcerias. Por fim, as empresas que aderirem receberão um selo social, junto com todo o material para divulgação.
Dentre as empresas formadoras do grupo estão Brand News, Chilli Beans, Digital Broker, Dourdin Advogados, Dumanis Gestão Administrativa e Contábil, Ello RH, Embtech Tecnologia Embarcada, GSC Eventos, Hope e Pizza na Roça, porém todos os interessados em ajudar de alguma forma podem entrar em contato. “O projeto, além de uma manifestação coletiva pela importância de não demitir, também é um acordo de colaboração mútua, onde os maiores ajudam os menores e todos se ajudam coletivamente para que juntos possamos enfrentar esta crise.”, conclui a empresária Diva Funchal.