ONDA POÇOS

Economista dá dicas de como usar o 13º salário

Compartilhe nas redes sociais

Terminou nesta terça-feira,30, o prazo para as empresas realizarem o pagamento da primeira parcela do 13º salário. A partir desta quarta-feira,1º, os trabalhadores têm até o dia 20 para receber a segunda parcela.

O pagamento funciona da seguinte maneira: na primeira parcela, o trabalhador recebe metade do salário normal caso tenha trabalhado o ano inteiro. No caso daqueles que trabalharam apenas alguns meses com carteira assinada, o valor é proporcional a este período.

Na segunda parcela é pago o que falta em relação à primeira parcela, tirando todos os descontos como Previdência Social Imposto de Renda e pensão alimentícia (se houver).

Fato é que o dinheiro acaba sendo uma ajuda e tanto para muitos brasileiros. Mas de que maneira fazer com que este dinheiro seja usado da maneira correta? Considerando a especificidade de cada família, cada pessoa que receba o benefício. O jornalismo da Onda Poços conversou com o economista Leandro Morais que pontuou algumas dicas.
“O ideal é colocar as contas em dia. Sabemos que não vivemos um momento tão fácil em relação a questão econômica. Então, aqueles que ainda têm este benefício, este direito, que adquira para quitar contas, também para guardar um pouquinho para passar as férias as festas de final de ano, e principalmente para a entrada do novo ano”, explica.

O economista ainda lembra sobre as contas que chegam com a entrada do novo ano. “Temos o IPVA, a matrícula para aqueles filhos que estudam em escolas particulares, logo depois, o IPTU. Então é importante, ainda que nós estejamos neste momento em que há muita incerteza, que se possa ter um dinheiro para caso isso venha a ser necessário num futuro próximo.  Aqueles que sobram e que estão com estas questões já garantidas, gastar naquilo que pretende comprar ou naquela troca que pretende fazer de algum bem ou aquela viagem se possível, porque ainda estamos com esta questão da incerteza por conta da pandemia. Não tem muita mágica, é pensar e ver quais são as prioridades da família, da pessoa e a partir de então, se direcionar para cada uma destas medidas”, finaliza.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws