Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

É falso que onças atacaram e mataram homem

31/05/2022
in Destaques, Notícias
396 4
0
É falso que onças atacaram e mataram homem
Compartilhe nas redes sociais

Uma foto chocante de um corpo em que resta apenas os ossos da vítima é assunto nas redes sociais. Junto com a imagem, divulgada em aplicativo de mensagens, um áudio com a voz de um homem dá conta de que a vítima foi morta e devorada por onças em uma lavoura de batata entre Águas da Prata e São João da Boa Vista-SP, a poucos quilômetro de Poços de Caldas. A informação é falsa.

No áudio é relatado que o homem estava desaparecido há dois dias e que foi encontrado morto. Autoridades da região desconhecem o fato. O Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista e o Instituto Médico Legal disseram que se trata de uma fake news.

Uma rápida pesquisa da imagem no Google, feita pelo jornalismo da Onda Poços, constatou que a imagem original é de 2019. A vítima teria sido atacada por uma hiena em um pequeno vilarejo no interior da Índia. O animal foi capturado por moradores e morto.

A mesma imagem do corpo e da hiena também foram divulgados no ano passado como sendo de uma ataque na cidade de Santiago del Estero, o norte da Argentina. Na ocasião, fotos da hiena também foram divulgadas como sendo de “besta parecida com cachorro”.

Como verificar

O Google possui ferramenta que pesquisa imagens. Para pesquisar basta seguir os seguintes passos:

No computador, abra um navegador da Web, como o Chrome ou o Safari.

  1. Acesse Imagens do Google.
  2. Clique em Pesquisa por imagem.
  3. Clique em Fazer upload de uma imagem e Escolher arquivo ou Procurar.
  4. Selecione uma imagem do computador.
  5. Clique em Abrir ou Escolher.

Risco das fake news

No caso da foto divulgada esta semana não resultou em nenhum desfecho trágico, mas vale ressaltar que outras fake news terminaram em morte de pessoas que foram erroneamente ligadas à crimes.

Outro ponto que é preciso ficar atento é que as onças são animais presentes na região e estão em risco de extinção, por isso matar um animal como este é crime. Segundo o artigo 29 da Lei n° 9.605, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.”

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link – https://chat.whatsapp.com/Fp2Md5xAELQL9HUwAIOLZE

Previous Post

Adolescente é detido com drogas e dinheiro em Poços de Caldas

Next Post

Homem que esfaqueou ex-companheira em Poços é preso em Carmo do Rio Claro

Related Posts

Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido
Destaques

Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido

24/11/2025
3.2k
Painel do Sine: unidade de Poços de Caldas oferta 190 vagas de trabalho
Destaques

Conecta Poços oferece 670 vagas de emprego nesta terça-feira (25)

24/11/2025
2.5k
ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar
Destaques

ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar

24/11/2025
2.6k
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Destaques

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

24/11/2025
3.3k
Next Post
Homem que esfaqueou ex-companheira em Poços é preso em Carmo do Rio Claro

Homem que esfaqueou ex-companheira em Poços é preso em Carmo do Rio Claro

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG