Uma foto chocante de um corpo em que resta apenas os ossos da vítima é assunto nas redes sociais. Junto com a imagem, divulgada em aplicativo de mensagens, um áudio com a voz de um homem dá conta de que a vítima foi morta e devorada por onças em uma lavoura de batata entre Águas da Prata e São João da Boa Vista-SP, a poucos quilômetro de Poços de Caldas. A informação é falsa.
No áudio é relatado que o homem estava desaparecido há dois dias e que foi encontrado morto. Autoridades da região desconhecem o fato. O Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista e o Instituto Médico Legal disseram que se trata de uma fake news.
Uma rápida pesquisa da imagem no Google, feita pelo jornalismo da Onda Poços, constatou que a imagem original é de 2019. A vítima teria sido atacada por uma hiena em um pequeno vilarejo no interior da Índia. O animal foi capturado por moradores e morto.
A mesma imagem do corpo e da hiena também foram divulgados no ano passado como sendo de uma ataque na cidade de Santiago del Estero, o norte da Argentina. Na ocasião, fotos da hiena também foram divulgadas como sendo de “besta parecida com cachorro”.
Como verificar
O Google possui ferramenta que pesquisa imagens. Para pesquisar basta seguir os seguintes passos:
No computador, abra um navegador da Web, como o Chrome ou o Safari.
- Acesse Imagens do Google.
- Clique em Pesquisa por imagem.
- Clique em Fazer upload de uma imagem e Escolher arquivo ou Procurar.
- Selecione uma imagem do computador.
- Clique em Abrir ou Escolher.
Risco das fake news
No caso da foto divulgada esta semana não resultou em nenhum desfecho trágico, mas vale ressaltar que outras fake news terminaram em morte de pessoas que foram erroneamente ligadas à crimes.
Outro ponto que é preciso ficar atento é que as onças são animais presentes na região e estão em risco de extinção, por isso matar um animal como este é crime. Segundo o artigo 29 da Lei n° 9.605, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.”
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link – https://chat.whatsapp.com/Fp2Md5xAELQL9HUwAIOLZE