A final da Gincana do Saber 2025 aconteceu na última segunda-feira, 20 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal. Os estudantes Miguel Barros e Samuel César, da Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, foram os grandes vencedores. Eles vão representar Poços de Caldas na fase regional da Gincana do Saber, que será realizada no dia 5 de novembro, na cidade de Campanha.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Seis duplas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram da disputa, respondendo a perguntas em diferentes rodadas, incluindo momentos de mata-mata. Promovida pela Escola do Legislativo, a Gincana do Saber tem como objetivo incentivar a formação política e a educação para a cidadania, por meio de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Nesta edição, participaram 11 instituições de ensino de Poços de Caldas, entre escolas municipais, estaduais e particulares.
Cíntia Terezinha Lemes, professora que acompanhou os alunos da Escola Estadual João Eugênio, destacou a importância do projeto para os estudantes: “A importância desse projeto é o conhecimento da própria Constituição. Meus alunos começaram a participar quando o projeto foi sugerido pelo professor Flávio, e eles aprenderam muita coisa com a Gincana do Saber. Cada ano que participamos, percebemos que eles incorporam isso na vida deles, questionando o que está previsto na Constituição, quais são os direitos e deveres”, comentou.
Ela também falou sobre a aplicação prática do aprendizado: “Dentro da escola, usamos o material em diversas atividades. Não é só para quem participa, outros alunos também têm a oportunidade de aprender, desenvolver consciência cidadã e senso crítico”.
Os estudantes vencedores destacaram a experiência de participar da Gincana. Miguel ressaltou que “é uma experiência muito legal, e poder representar a escola, que chegou à final pela primeira vez e ainda venceu, é uma honra”.
Samuel acrescentou que a competição conscientiza sobre a Constituição e permite repassar esse conhecimento para colegas, pais e familiares, gerando uma rede de aprendizado.
Participaram da grande final: Pedro Veríssimo Paiva e Olívia Gonçalves de Carvalho, do Colégio Batista Mineiro; Alice Galdino Gonçalves e João Moyses Nunes Pereira, da Escola Municipal Professora Edir Frayha; Miguel da Silva Barros e Samuel César Luciano, da Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida; Gabriel Ferreira Guilherme e Murillo da Silva Morais, do Colégio CEPOC; Gabriele Evangelista Ribeiro do Valle e Júlia Zanela Lamin de Carvalho, do Colégio Objetivo; Pedro Henrique Esteves Gonzales Vasques e Estevão Santos Siqueira, da Escola Lumiar.