A Prefeitura de Andradas confirmou nesta terça-feira,13, dois casos de raiva animal. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, tratam-se de bovinos pertencentes ao mesmo produtor rural.
“No caso da Raiva, a melhor solução é prevenir; e a prevenção é a vacina. A doença tem uma evolução drástica e letal, além dos prejuízos que causa, devido à perda de animais e os custos com terapias medicamentosas após a exposição”, explica Jéssica Cristiane Bertoni, médica veterinária do Núcleo de Controle de Zoonoses.
A Raiva é uma doença infecciosa viral aguda, quase sempre fatal, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura destes animais.
Sintomas
Mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, dor de garganta, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia, parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, espasmos musculares involuntários, generalizados, alterações de comportamento e convulsões.
Podem ocorrer espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem ao tentar ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa. Essa manifestação confunde com engasgamento e ao tentar socorrer o animal, o homem se contamina.
No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível para prescrição do esquema de profilaxia da raiva humana (vacina e/ou soro) e, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre.
Prevenção
A vacinação anual de animais (cães, gatos, bovinos e equinos) é eficaz na prevenção da Raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
Cuidados: Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo e nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres, estejam vivos ou mortos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link >> https://chat.whatsapp.com/DlzKvV1sNDALKVDrhb4lA2