ONDA POÇOS

Doença Mpox: OMS emite alerta global

Foto: Freepick

Compartilhe nas redes sociais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, uma emergência global de saúde por causa da doença MPOX. Apesar da doença ainda se concentrar no continente africano, ela constitui uma emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais ato nível de alerta da entidade.

Em coletiva de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que surtos de MPOX vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e que as infecções têm aumentado ao longo dos últimos anos.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Em 2024, os casos já superam o total registrado em 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes. Tedros lembrou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças africano já havia declarado o cenário de MPOX na região como emergência em saúde pública de segurança continental.

A doença

A MPOX é uma doença zoonótica viral. A transmissão pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e também em contato com materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos e nos órgãos genitais.

Fonte: Agência Brasil