No Brasil, 5 de outubro é Dia de São Benedito. Em referência à data, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas lançam oficialmente, nesta terça-feira,05, na Capela de São Benedito, às 19h30, o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”.
O documentário foi produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação de Ternos de Congos e Caiapós, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas. A exibição terá início às 20h na Capela de São Benedito e, simultaneamente, pelo Canal Poços Curte em Casa no YouTube.
Com 26 minutos de duração, o filme registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao Santo Negro. A captação de imagens foi realizada em maio, quando aconteceria a Festa de São Benedito que, pelo segundo ano consecutivo, não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.
A presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino, abre o documentário: “Os tambores não ecoaram pelas ruas da cidade, mas a fé do povo de São Benedito não se abala nem na pandemia. Cheios de respeito, admiração, religiosidade e esperança, os ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se reuniram, dessa vez de uma maneira diferente, para reverenciar São Benedito, presença de cura nas vidas daqueles que carregam essa tradição”.
Na sequência, congadeiros e caiapós falam da sua relação pessoal e familiar com São Benedito, em meio aos registros das principais manifestações da programação cultural da festa de São Benedito, como o Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato, a Missa Conga e a Procissão Solene, momentos reproduzidos em maio de 2021, especialmente para a gravação do documentário, mas no tempo em que as coisas acontecem, de forma a produzir sentido para os agentes da cultura popular que perpetuam a tradição.
O lançamento oficial contará com a participação de representantes dos Ternos de Congos e Caiapós e convidados ligados à preservação desse patrimônio cultural imaterial de Poços de Caldas. “O documentário trata realmente da fé do povo de Poços de Caldas em São Benedito. Pelo segundo ano, a festa não aconteceu, mas nós estávamos lá produzindo esse registro que, para além de sua relevância histórica, tem grande valor artístico”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Dia de São Benedito
Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: