ONDA POÇOS

Documentário ‘Camará – A força da música independente mineira’ estreia nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

O documentário ‘Camará – A força da música independente mineira’ estreia nesta terça-feira,29, às 20h, no canal do Youtube Poços Curte em Casa.

A proposta é a concretização de um objetivo antigo de Nego Moura e sua banda Os Catioros, e também é sonho de muitos artistas: o registro de um processo de imersão coletiva na criação de uma obra musical, um álbum.

Nego Moura, sua banda e seus produtores realizaram um encontro de imersão para seguir o processo de criação de um novo álbum, intitulado ‘Camará’, indo desde a concepção das músicas em voz e violão, passando pela gravação de instrumentos, vocais, até a finalização com mixagem e masterização de algumas faixas, sendo o início de uma caminhada que pretende culminar com o lançamento do disco no ano de 2021.

O grupo vem construindo um trabalho importante para se consolidarem no cenário independente, propondo uma estética sonora que, além de valorizar a riqueza rítmica afro-brasileira com organicidade, traz timbres eletrônicos modernos que harmonizam com os batuques, deixando o som ainda mais dançante e diferenciado. As letras evidenciam a simplicidade, a alegria e a força do brasileiro para (sobre)viver, além de valorizar a diversidade religiosa, com exaltação a Orixás, remetendo às origens da cultura afro-brasileira. Com esse conjunto harmônico, rítmico e de letras, Nego Moura e Os Catioros buscam imprimir a essência cultural brasileira de forma moderna e atrativa a todas as gerações.

Segundo Nego Moura, “esse material é uma oportunidade de apresentar, tanto pra quem nos conhece, quanto para um novo público, o que temos feito. Estamos ansiosos com o novo trabalho e enquanto ele não está pronto, a gente mostra um pouco dos bastidores nesse documentário”.

Atualmente a música brasileira vive um momento de produção bastante fértil e diversificada, que se destaca tanto pela alta qualidade como pela quantidade de novas bandas e grupos revelados durante os últimos anos.

Com a pandemia, o audiovisual passou a ser a ferramenta chave para difusão de trabalhos relacionados a música. Criatividade e originalidade são as palavras do momento para quem quer se posicionar no mercado musical.  A tendência fez com que os produtores e artistas ressignificassem seus olhares, abrindo novos caminhos e redescobrindo novos formatos para fortalecimento das produções musicais que serão lançadas em um futuro próximo.

Nesse sentido, a produtora Chiara Carvalho comenta, “o documentário ‘Camará – A força da música independente mineira’ pretende ser uma ferramenta de formação e ampliação de público para a música brasileira, especialmente a música autoral dos artistas Nego Moura e Os Catioros, incentivando a produção e criação artística, valorizando o processo criativo, que retrata diferentes linguagens artísticas, através de um produto audiovisual que pretende alcançar e conectar pessoas espalhadas por vários cantos do Brasil e do mundo”.

A proposta foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IzlypU8K997Dj2Mdgy0kea