Foi realizado nesta sexta-feira,26, o simulado de escritório, referente ao Plano de Ação e Emergência da Barragem Lindolpho Pio da Silva Dias (Cipó), em Poços de Caldas.
A DME reuniu em sua sede administrativa, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e Alcoa, para discutir as ações necessárias em uma hipotética situação de emergência.
A abertura foi realizada pelo Diretor de Novos Negócios da DME Participações, Marcelo Dias Loichate, seguida da apresentação pelo Grupo de Trabalho da DME, do fluxo de possíveis ações a serem tomadas e contatos para notificações. Trata-se de uma ação preventiva, prevista pela lei nacional de segurança de barragens, n° 12.334/2010, alterada pela lei 14.066/2020.
“Novamente contamos com a participação de vários parceiros, agentes de segurança, que já estão cientes de todo o estudo realizado pela DME sobre a barragem. É necessário dar continuidade ao assunto, para conscientizar sobre a importância desse cuidado”, explica Marcelo.
PRÓXIMOS PASSOS
Está marcado o simulado de campo, que acontecerá no bairro Jardim Kennedy II, no dia 03 de dezembro, próxima sexta-feira. O trabalho consistirá na verificação real da implementação e operacionalização das definições discutidas em reunião.
Segundo a DME, como é apenas um simulado diante de uma situação de emergência, a expectativa é impactar o menos possível e não prejudicar as atividades do dia a dia.
A população do bairro foi previamente cadastrada, tem conhecimento do plano e está convidada a participar, para entender melhor as medidas de prevenção adotadas. No dia do simulado, as vias de acesso ao bairro serão bloqueadas e todas as instituições envolvidas estarão presentes no local. Também, haverá um carro de som, informando sobre a atividade em curso.
REPRESA DO CIPÓ
A Represa do Cipó fica localizada junto ao Ribeirão do Cipó / Rio das Antas / Rio Pardo, afluentes do Rio Grande. Foi inaugurada em 23 de maio de 1999 e tem a finalidade de regularizar a vazão do Rio das Antas para geração de energia elétrica, permitindo inclusive a captação de água pelo DMAE, para tratamento e abastecimento público.
A barragem possui 400m de extensão e 27m de altura. Foi construída no sistema de aterro compactado e o lago é formado por aproximadamente 36 milhões de metros cúbicos de água.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: