O isolamento social tem provocado o aumento no consumo de água, o que vem preocupando o diretor do DMAE, Paulo César Silva, que alerta a população para o problema.
“O DMAE tem feito o possível para que nenhuma residência na cidade tenha falta de água, em um momento onde a necessidade de higienização pessoal em razão do Covid-19, tem na água um dos principais instrumentos no combate à doença. Contudo, o aumento excessivo no consumo, vem acendendo um sinal de alerta, ou seja, se não houver consumo racional, haverá falta de água na cidade”.
Segundo o diretor, por enquanto, os níveis dos reservatórios que abastecem a cidade estão normais, mas é preciso ações preventivas e o apoio da população é fundamental. “Somos uma cidade privilegiada, porque temos 100% da água tratada e distribuída e 100% do esgoto coletado e tratado, o que nos assegura um lugar diferenciado no setor de saneamento no país, contribuindo para melhores índices de saúde pública. No início da pandemia, acendemos um sinal verde solicitando a população o apoio no consumo racional da água. Agora, já acendemos um sinal amarelo que significa atenção para que não tenhamos que chegar ao vermelho, que seria a racionar o abastecimento, o que tentaremos a todo custo evitar e necessitamos para isso da consciência da população”, enfatizou.
Consumo Racional
– Evite lavagem de calçadas, pisos e entradas de prédios. Use vassoura.
– Evite banhos demorados, fechando o chuveiro enquanto se ensaboa;
– Faça a barba com a torneira fechada;
– Use a máquina de lavar roupa em sua capacidade total;
– Se usar tanque, deixe acumular roupa e coloque a água para ensaboar, mantendo a torneira fechada;
– Feche a torneira enquanto escova os dentes;
– Certifique que válvulas de sanitários, pias e chuveiros estão reguladas;
– Certifique que todas as torneiras estão bem fechadas;
– Use regador, ao invés de mangueira, para molhar as plantas;
– Acompanhe o nível de consumo, buscando detectar vazamentos.