ONDA POÇOS

DMAE alerta para a importância da Caixa de Gordura nos imóveis

Foto: Dmae

Compartilhe nas redes sociais

Muitas residências e estabelecimentos na cidade não possuem Caixa de Gordura acarretando problemas de entupimentos nas redes, além de sobrecarga para as Estações de Tratamento de Esgoto. Isso porque a Caixa de Gordura, um tanque normalmente feito em alvenaria ou PVC, é responsável por reter os resíduos alimentares que vêm da pia ou da máquina de lavar louças, impedindo que a gordura seja despejada diretamente na rede de esgoto, minimizando os impactos ao meio ambiente. Em alguns estabelecimentos, como restaurantes, ela tem um papel ainda mais fundamental pela grande produção de rejeitos na cozinha.

De acordo com a supervisora, Ana Maria Ferreira, a presença de gordura (óleos e graxas) no esgoto pode causar vários problemas no sistema de coleta e tratamento. “A falta da caixa de gordura acaba por causar muitos danos, principalmente o bloqueio e extravasamento das redes de coleta de esgoto, a geração de odores nas instalações do Sistema, o acúmulo de escuma que impede a coleta adequada do biogás produzido nos reatores anaeróbios, além da redução da eficiência das estações de tratamento de esgoto”.

Como instalar

De acordo com a NBR 8160 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Caixa de Gordura deve ser instalada do lado de fora dos estabelecimentos, em um lugar ventilado e onde possa ser acessada facilmente. Ela é colocada abaixo do piso e apenas a sua tampa fica visível. Para conectá-la às tubulações de entrada e saída, é preciso soldar os componentes e aplicar adesivos plásticos para garantir a total vedação. O fundo e os arredores da caixa devem ser cercados por uma camada de areia bem compacta, de forma a garantir um apoio estável para manter a tampa bem fechada, evitando atrair insetos e roedores.

Como limpar

A sujeira retida nas caixas de gordura forma blocos sólidos que devem ser removidos periodicamente. Assim, é preciso retirar a tampa e esvaziar o conteúdo da cesta de coleta, descartando-o como lixo orgânico. Embora qualquer pessoa possa realizar a limpeza, há diversas empresas especializadas nesse serviço. Outra forma de se livrar da gordura acumulada é utilizar microrganismos capazes de degradar o material orgânico presente nas caixas. Com isso, a necessidade de retirar manualmente a gordura é eliminada, e os tanques permanecem limpos por mais tempo, evitando que manutenções de emergência sejam requeridas.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7