Nesta terça-feira, 15, mortandade de peixes foi registrada na Represa Bortolan, zona oeste de Poços de Caldas. Os peixes, a maioria da espécie lambari, foram vistos perto de uma ponte que dá acesso ao Condomínio de Luxo Campo da Cachoeira.
Ao jornalismo da Onda Poços, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura informou que a mortandade será apurada pela pasta.
“Tomando conhecimento do caso, vamos ao local e verificar primeiramente se há algo visível que possa ter causado a morte dos peixes. Após esta análise preliminar, a única medida que pode ser tomada pela Divisão de Meio Ambiente é administrativa, inclusive acionando a DME, responsável pela administração da represa, para fazer a limpeza. Caso ocorra a suspeita de crime ambiental, órgãos competentes, bem como a polícia ambiental, são acionados”, informou Joelmar Lucas de Andrade, diretor da DMA.
Com as fortes chuvas registradas na cidade, há hipótese também, segundo a pasta, de as mortes terem sido causadas por aguapés. As plantas podem significar desequilíbrio ambiental e provocar a mortandade de peixes.