ONDA POÇOS

Dívidas vencidas? Bancos oferecem mutirão de negociação a partir deste sábado (1º)

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhe nas redes sociais

A edição deste ano do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira terá início neste sábado (1º) e seguirá até o dia 31 de março. A ação voltada à negociação de dívidas bancárias é organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todos os estados.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A iniciativa envolve mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras e permitirá que os consumidores possam negociar as dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras. Vale ressaltar que a ação não inclui dívidas prescritas ou aquelas com bens dados em garantia.

Os bancos participantes irão oferecer parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito adotada.

As negociações podem ser feitas de maneira remota, diretamente com a instituição financeira credora, pelos canais oficiais dessas entidades pelo portal do consumidor e por meio do Procon.

O mutirão de negociação de dívidas faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem em março, que é o mês do consumidor, e em novembro, desde 2019. A iniciativa já soma 33 milhões de contratos renegociados.

Na edição de 2024, realizada no mês de novembro, os bancos repactuaram 1.750.038 milhão de contratos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.

As informações completas sobre o mutirão, o passo a passo para a negociação de dívidas e a lista das entidades participantes podem ser encontradas na página do mutirão no site Meu Bolso em Dia Febraban.

Feirão Limpa Nome também oferece negociação de dívidas

Na última segunda-feira (24), a Febraban, o Serasa e os Correios iniciaram o atendimento presencial do Feirão Limpa Nome. O projeto oferece serviços de consulta e negociação de débitos gratuitamente e sem cobrança de taxas nas agências dos Correios até o dia 31 de março.

Só em Minas Gerais, são 7,1 milhões de endividados que poderão comparecer a qualquer uma das 1.916 agências espalhadas pelo Estado para realizar a renegociação das dívidas. Em Minas, há um total de 46.765.680 milhões de dívidas com percentuais de descontos concedidos especialmente para este feirão.

O mutirão nacional de combate à inadimplência conta com a participação de mais 1.456 empresas que oferecem descontos de até 99%, parcelamento de até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score.

No País, há um total de 602 milhões de ofertas disponibilizadas por bancos, financeiras, empresas de telefonia e internet, lojas e varejo, faculdades e concessionárias de contas básicas, como água, energia e gás.