O balanço do mês de junho foi positivo para o Disque Denúncia Unificado (DDU). O canal 181 atingiu a marca de 10 milhões de ligações atendidas e 1,1 milhão de queixas contabilizadas desde a sua implementação em Minas Gerais. Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o DDU oferece um serviço gratuito, anônimo e sigiloso, que fortalece a segurança pública do estado por meio do rápido encaminhamento das informações recebidas, a fim de auxiliar na prisão e apreensão de criminosos e de drogas, por exemplo, entre outros crimes.
Desde 2007, quando foi inaugurado, as naturezas mais denunciadas pelo 181 são as relacionadas ao tráfico de drogas, com 667.008 ocorrências. Em seguida, jogos de azar, maus tratos a animais, crimes ambientais e posse de armas lideram o ranking das denúncias em Minas. Ao longo de quase 16 anos, a partir das denúncias, 25 toneladas de drogas foram recolhidas, mais de 270 mil pessoas foram presas ou recapturadas, mais de 30 mil armas de fogos apreendidas, mais de R$ 255 mil em multas convertidas, e 2.329 inquéritos policiais abertos, o que comprova a eficiência do canal.
Em Poços de Caldas, foram registradas desde 2008 a 2023, 10.525 denúncias.
A população mineira é a grande responsável pelo sucesso do DDU. Ao longo dos últimos anos muitos crimes foram desvendados a partir de informações repassadas por cidadãos. Desarticulação de quadrilhas, foragidos da Justiça novamente presos, locais de eventos sem autos de vistoria interditados; essas são apenas algumas das ações que foram possíveis com as informações recebidas por meio das denúncias anônimas.
Como utilizar o DDU?
O Disque Denúncia Unificado é um serviço gratuito, disponibilizado em todo o território mineiro, por meio do número 181. Ao ligar, qualquer cidadão pode repassar informações e fazer denúncias de forma anônima e sigilosa. O denunciante não é identificado, mas recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.
A chamada é direcionada para a central de atendimento, onde há pessoas treinadas e preparadas para lidar com todos os possíveis casos. Feita a denúncia, as informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso.
O serviço, no entanto, não é imediato, pois é necessário um tempo para a apuração das denúncias. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).
Fonte: Sejusp
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg