ONDA POÇOS

Diretor do Instituto MDA comenta acerto de pesquisa encomendada pela Onda Poços

Compartilhe nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira,07, o diretor do Instituto MDA Pesquisas, Marcelo Souza, conversou com a equipe de jornalismo da Onda Poços sobre os resultados das eleições em Poços de Caldas, destacando o desempenho dos candidatos e a precisão das pesquisas realizadas pelo instituto.

Marcelo Souza começou sua análise ressaltando a importância das pesquisas eleitorais como ferramentas de acompanhamento do cenário político. “Cada pesquisa é como uma fotografia do momento em que foi realizada. No caso de Poços, fizemos três levantamentos, o que nos permitiu observar uma evolução nos números”, disse.

Conforme o diretor do Instituto, em cada pesquisa, observou-se um crescimento tanto da candidatura do Paulo Ney quanto do Marcelo Heitor. O diretor enfatizou que esse crescimento se confirmou nas urnas, com Paulo Ney e Marcelo Heitor avançando em relação aos concorrentes, enquanto o desempenho de Dr. Eloísio e Ulisses Guimarães apresentou uma oscilação negativa. “Conseguimos capturar esse movimento do eleitorado, que se refletiu no resultado final da eleição”, comentou.

Sobre as diferenças entre as porcentagens de intenção de votos e os resultados, Souza explicou: “Observamos que, da primeira para a segunda pesquisa, Paulo Ney já cresceu, e esse movimento continuou nas pesquisas seguintes e após o término da última. O histórico mostra que essa tendência de crescimento é comum, como ocorreu na campanha de 2016 com o então candidato Sérgio Azevedo. ”

Ainda conforme Marcelo, é importante realizar várias pesquisas. “Por isso que é importante a gente enxergar as pesquisas como fotografias do momento e principalmente a gente ter mais de uma pesquisa realizada exatamente para podermos avaliar essa evolução, captar esse movimento do eleitorado que foi exatamente o que nós observamos”.

 

Por fim, o diretor do MDA reiterou o compromisso do instituto com a imparcialidade e a precisão nas informações fornecidas ao público. “Acreditamos que cumprimos nosso papel na democracia ao informar os eleitores de Poços de Caldas de forma correta, de forma imparcial, praticando um dos nossos principais valores que é o compromisso com o eleitor”, concluiu.