ONDA POÇOS

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: pagamentos começam amanhã; veja como consultar

Jeane de Oliveira/FDR

Compartilhe nas redes sociais

Começa nesta sexta-feira, 28, os primeiros pagamentos de valores remanescentes das cotas do Fundo PIS/Pasep, encerrado em 2020. Segundo o Ministério da Fazenda, o valor médio dos ressarcimentos é de R$ 2.800, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época. Cerca de 10,5 milhões de brasileiros têm direito a realizar o saque, totalizando a soma de R$ 26 bilhões.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

O que é o valor esquecido do PIS/Pasep?

Os valores disponíveis se referem às cotas do antigo fundo PIS/PASEP pertencentes aos trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo.

Na hipótese de morte do titular de Cotas do PIS/PASEP, o saldo da conta será disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.

Como consultar se tenho direito ao dinheiro esquecido do PIS/Pasep?

A consulta do valor a ser ressarcido pode ser efetuada por meio de site disponibilizado pelo Ministério da Fazenda: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-saldo-de-cotas-pis-pasep, para acessar o REPIS Cidadão;

No site da Caixa é possível obter informações suplementares para realização da solicitação: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/Ressarcimento-pis-pasep/Paginas/default.aspx;

O seu pedido pode ser feito em qualquer um dos canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.