ONDA POÇOS

Dia Mundial da Diabetes: Unimed Poços destaca comprometimento no combate à doença

Compartilhe nas redes sociais

Segundo a última edição da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, 10,2% da população adulta do país já convive com a diabetes. Em Poços de Caldas, a Associação dos Diabéticos estima mais de oito mil pessoas convivendo com a doença. Com o objetivo de reforçar a conscientização, principalmente para evidenciar a importância da prevenção, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente em 14 de novembro.

O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”. O endocrinologista da Unimed Poços ressalta a relevância do monitoramento constante da glicose e a necessidade de um estilo de vida saudável para o controle da doença. “A diabetes é uma condição que exige uma abordagem abrangente. Além do tratamento medicamentoso, é crucial adotar hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física regular e realizar um acompanhamento médico rigoroso”, afirma o cooperado, Júlio César Salles Santos.

A condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para a visão, rins, coração, nervos e membros inferiores. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), entre janeiro e agosto deste ano, por exemplo, pelo menos 6.982 amputações de pernas e pés foram realizadas, ou seja, uma média de 28 casos por dia. “A saúde dos pés é crucial para os pacientes diabéticos, pois eles são mais suscetíveis a feridas e infecções. O Ambulatório de Prevenção do Pé Diabético da Unimed Poços inclui avaliações regulares, educação sobre autocuidado e intervenções preventivas para garantir a saúde dos pés dos nossos pacientes diabéticos”, destaca Jaqueline de Souza, enfermeira de crônicos e responsável pela avaliação dos beneficiários da cooperativa.

Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações. “Caso você tenha diabetes ou história familiar desta doença, ou ainda, esteja com sobrepeso ou obeso, procure um especialista. Lembre-se que o diabetes pode ser uma doença insidiosa. O diagnóstico da pré-diabetes e seu tratamento é a melhor forma de evitar complicações” orienta o endocrinologista da Unimed Poços de Caldas.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q