20 de julho, data em que se celebra o dia do amigo. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro com a chegada do homem à Lua. Ernesto acreditava que este fato significava que juntos os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis de serem realizados e também representava um símbolo de união entre todos os seres humanos. Desde 1999 a data é comemorada na Argentina e logo chegou ao Brasil.
Muitas pessoas aproveitam a data para homenagearem aqueles que caminham ao seu lado e que estão presentes em todos os momentos, ou quase todos.
Amizades terapêuticas
A psicóloga Lucimara Zanetti cita alguns benefícios da amizade. “Quando a gente encontra uma amiga e a gente abraça, nós liberamos no nosso cérebro alguns hormônios como a oxitocina e a endorfina o que nos dá aquela sensação de bem-estar. Conversar com uma amiga nos ajuda a compreender melhor a situação, seja ela de alegria ou de tristeza, portanto existem sim, amizades que são terapêuticas”, explica.
Ainda segundo a psicóloga, dentro de um processo terapêutico a amizade pode ser compreendida como um fator de proteção, é uma rede de afeto. ” O que nos ajuda a compreender melhor a situação que estamos vivendo. Uma boa amizade ela traz alguns benefícios para nossa vida, tanto para nossa saúde mental, como a saúde física, ela ajuda a manter a saúde do coração, diminuindo a chance de infarto, ajuda a evitar a depressão, aumenta a nossa autoestima, além de conseguir as vezes aplacar algumas crises de ansiedade que estamos vivendo. Amizade tem esta função de nos dar dados da realidade constantemente” conta.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: