07 de outubro se comemora o Dia do Compositor brasileiro. A data foi criada há 73 anos pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores, na década de 40.
Os compositores são responsáveis por darem vida a música, seja a letra ou a melodia. O músico Denão tem 17 anos de composição. “Mais de 500 músicas autorais nesse tempo, entre pop, rock, reggae, MPB, samba, baião, heavy metal, música clássica instrumental, erudita e popular. Também componho em vários outros instrumentos além do violão, como guitarra, baixo e bateria. Composições de arranjamento vocal também. Dois álbuns independentes gravados ” Dnão e as taturanas do café” e “Vontade de viver”, respectivamente com 5 e 12 faixas. O processo é bastante natural, pensando em temas e reflexões e também algumas coisas mais aleatórias que simplesmente chegam”, conta.
Na vida de Nego Moura a composição entrou no ano de 2006, mesmo ano em que além de outras canções, deu vida a ‘O samba sem você’, música que foi a mola propulsora de sua carreira. “Ser compositor é ter a oportunidade de dar vida a inúmeras histórias e transformar vidas a partir de novas proposições”, explica. Nego tem em sua jornada, um EP com 9 singles e 11 músicas que serão lançadas em um álbum que está em fase de finalização.
Abaixo, confira alguns nomes de compositores brasileiros que marcaram a história da música brasileira.
- Heitor Villa-Lobos
- Chiquinha Gonzaga
- Dona Ivone Lara
- Dolores Duran
- Chico Buarque
- Gilberto Gil
- Gal Costa
- João Gilberto
- Maria Bethânia
- Rita Lee
- Cássia Eller
- Tom Jobim
- Cartola
- Raul Seixas
- Marisa Monte
- Caetano Veloso
- Noel Rosa
- Adriana Calcanhoto
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/EkhjpwUKHiQCgEIr9c2pgm