Nesta quinta, 21, quando se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a distribuição de 2 mil mudas de árvores frutíferas para a população. Foram montados stands em dois locais na região central da cidade: Rua Assis Figueiredo e antiga estação ferroviária Mogiana/Fepasa.
Também houve uma ação na escola municipal Vitalina Rossi, com a distribuição de 200 mudas. Os alunos realizaram a distribuição das mudas, abordando as pessoas nas ruas, pedestres e motoristas, que também foram orientados sobre os cuidados no trânsito, além da importância da árvore para o meio ambiente.
A distribuição das mudas de árvores, no centro da cidade, foi acompanhada por ações de conscientização sobre a importância do plantio e do cuidado com as árvores. Toda a ação foi realizada pela equipe do Horto Municipal, coordenada por Elaine Cristina Bento, com apoio do Demutran.
A atividade desta quinta está incluída na programação do Horto Municipal Armando Mendes para o mês de setembro, que inclui visitas de alunos de escolas públicas e particulares ao horto e ações de distribuição de mudas preparadas pela equipe local.
Na sexta, 22, haverá distribuição de mudas na rua Barros Cobra, também na região central, durante todo o dia e palestra na escola Vitalina Rossi.
27 mil novas árvores
O Horto Municipal é responsável pela produção de mudas de diversas espécies utilizadas nos projetos de arborização nas praças e parques de Poços de Caldas. Localizado anexo ao complexo turístico/esportivo Country Club, o horto é administrado pela Secretaria de Serviços Públicos. A Prefeitura promove, durante todo o ano, o plantio de diversas árvores por toda a cidade. A previsão é de que, até 2024, sejam plantadas 27 mil novas árvores. Neste total, estão incluídas 15 mil mudas de espécies nativas, produzidas pelo Jardim Botânico de Poços de Caldas.
As mudas são produzidas nas estufas e canteiros do Jardim Botânico, por equipe própria e acompanhamento técnico dos profissionais da fundação, desde a coleta das sementes, germinação e produção. Com a ação, o Jardim Botânico do município desenvolve suas pesquisas para a perpetuação de espécies do planalto de Poços de Caldas e contribui com a arborização das praças e parques da cidade.
Pela Secretaria de Serviços Públicos, Celso Donato, titular da pasta, ressalta que o trabalho do Jardim Botânico vem somar ao realizado pela Divisão de Parques e Jardins, que também conta com o viveiro municipal. “É um trabalho em conjunto, em prol da nossa cidade, do ecossistema do nosso planalto. A Prefeitura vai plantar quase 30 mil mudas de árvores, até 2024, sendo 18 mil neste ano, promovendo bem-estar para a população e também contribuindo para todo o meio- ambiente”.
Paralelamente ao plantio, existe o trabalho de substituição de espécies, que ao longo do tempo cresceram de forma desordenada, prejudicando fiações elétricas, devido à altura das copas e também as calçadas, que sofrem com as rachaduras provocadas pelas raízes de espécies de grande porte e prejudicam a acessibilidade. Existe ainda a substituição preventiva das espécies em condições fitossanitárias comprometidas, que também oferecem risco de queda.
Em 2022, foram plantadas 12 mil mudas de árvores e espécies arbustivas em áreas verdes e vias públicas, além de ações de reflorestamento e campanhas de conscientização em escolas e associações, por toda a cidade.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q