O delegado Cleyson Rodrigo Brene, da 1ª Delegacia Regional em Poços de Caldas, é um dos vencedores, na categoria jurídica, do concurso “Melhores Delegados de Polícia do Brasil”, promovido pelo Portal Nacional dos Delegados e Revista da Defesa Social. Esse é o terceiro ano consecutivo que Brene recebe a premiação na mesma categoria.
Foram 2.037 delegados de polícia indicados, habilitados e avaliados em todo o Brasil, concorrendo nas categorias jurídica, de investigação, gestão, destaque, Delegacia da Mulher (Deam) e legislador. De acordo com os organizadores do concurso, a verificação do histórico do delegado de polícia é uma forma de valorizar ainda mais seu empenho.
Os delegados que fazem parte do hall dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil em 2020” foram avaliados por milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais. A metodologia aplicada para a seleção dos ganhadores incidiu em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, palestras, histórico de atividades positivas, produções funcionais, policiais e jurídicas, além de habilitações e qualificações procedentes de análises curriculares.
O prêmio foi criado em 2017 para comemorar os dez anos do portal, com o objetivo de diferenciar e reconhecer os delegados que se destacaram nas atividades jurídica, investigativa e de gestão, por meio da eficiência e da qualidade dos serviços prestados.
“Muito feliz por esse reconhecimento. Uma grande honra, pela terceira vez, participar dessa seleta lista. Motiva-me a trabalhar cada vez mais pelo fortalecimento da Polícia Judiciária”, comentou Brene a respeito do prêmio.
Trajetória
Brene é natural de São Jorge do Ivaí, no estado do Paraná. É bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado em Direito, mestre em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Ainda é autor de 13 livros jurídicos relacionados à atividade de Polícia Judiciária, Medicina-Legal e Processo Penal. Também é professor de Direito Penal e Processo Penal, professor dos Cursos Ênfase, G7 Jurídicos e Supremo e professor da pós-graduação da PUC – Poços de Caldas, em Processo Penal e Penal.
Ele foi transferido para Poços de Caldas em 2013, mas já atua como delegado há mais de 11 anos, tendo trabalhado na Delegacia em Janaúba, no Norte de Minas, e em Frutal, no Triângulo Mineiro.
Em Poços de Caldas, ele é chefe da Agência de Inteligência do 18º Departamento de Polícia Civil – atendendo 55 municípios – e responsável pela Delegacia de Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado, Homicídios e Tráfico de Drogas.