A secretaria de Defesa Social, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guarda Civil Municipal, deu início a uma operação de fiscalização de vans escolares e de fretamento. A ação iniciou nesta terça-feira (27), focando na segurança dos alunos e na operação presença nos locais de maior circulação desses veículos.
As primeiras ações de fiscalização ocorreram em locais estratégicos: CAIC Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto e Escola Profissional Dom Bosco, visando uma abordagem eficiente e direta. O DMTT esclarece que o objetivo é realizar fiscalizações de maneira constante, inspecionando as condições das vans para assegurar a proteção de todos envolvidos. As inspeções veiculares contemplam a verificação de itens como pneus, amortecedores, luzes de freio, sinalização e o uso correto do cinto de segurança pelo motorista, além da documentação pertinente. Nesta terça, a maioria dos veículos removidos não possuía autorização para transporte de passageiros. Uma das principais preocupações da fiscalização é confirmar a existência de autorização para o transporte escolar e fretamento, a regularidade dos veículos e a correta lotação de passageiros. Rafael Tadeu Conde Maria, secretário de Defesa Social, informa que as abordagens ocorrem de forma aleatória, próximo de escolas públicas e particulares, seguindo um cronograma estabelecido pelas equipes de fiscalização.
Os motoristas que forem flagrados realizando o transporte de alunos sem a devida autorização estão sujeitos a diversas penalidades, incluindo multas, apreensão do veículo e, dependendo da gravidade da infração, até a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Instruções para Motoristas
Aqueles motoristas que ainda não regularizaram a situação de suas vans devem procurar a Secretaria de Defesa Social, localizada na rua Pernambuco, 265, Centro, no horário das 9h às 18h, ou entrar em contato pelo telefone 3697-5352. Para a obtenção da autorização necessária ao transporte escolar, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo requerimentos, declaração das escolas atendidas, certificados de inspeção de segurança veicular emitidos pelo INMETRO, cronotacógrafo válido, registro e licenciamento do veículo, documentos pessoais, atestado de saúde e antecedentes criminais.
Esta ação representa um importante passo para garantir mais segurança e tranquilidade para estudantes, pais e responsáveis, contribuindo significativamente para o bem-estar coletivo na cidade de Poços de Caldas.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb