ONDA POÇOS

Defesa Civil realizará a retirada de árvores com risco de queda no Colégio Municipal de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas está intensificando o trabalho de limpeza e atendimento de diversas ocorrências causadas pela chuva. A pedido da diretoria do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, a Defesa Civil realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma vistoria in loco para verificar a informação de que houve um deslizamento de terra e erosão na Serra de São Domingo que faz divisa com a escola.

Segundo Mauro Barbosa, coordenador da Defesa Civil de Poços de Caldas, que esteve no colégio, é preciso dar atenção ao local. “Existem cerca de dez árvores que apresentam risco eminente de queda, devido à erosão no solo e de pequenos deslizamentos de terra que ocorreram em virtude das chuvas que assolaram a cidade nos últimos dias. Vamos dar uma atenção especial ao caso, haja vista que as árvores em questão podem cair sobre a edificação da escola”, observa Barbosa.

A Serra de São Domingos de Poços de Caldas é Área de Preservação Permanente – APP, tombada como patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), trata-se de um dos maiores patrimônios ecológicos da cidade.

Desta Forma, a Defesa Civil, por ofício, comunicará os órgãos municipais e estaduais competentes informando que os cortes das árvores só se darão em virtude de se tratar de caso de utilidade pública e interesse social.

O secretário de Projetos e Obras Públicas, José Benedito Damião, que também acompanhou a vistoria, informou que está havendo praticamente um mutirão por toda a cidade. “As equipes da Prefeitura estão trabalhando em várias frentes, em ações de limpeza e retirada de árvores, identificação de danos e reparos, uma ação conjunta entre as secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME e Defesa Social. Temos que ter um cuidado redobrado com o Colégio Municipal, e atuar de maneira preventiva, pois se houver queda repentina de alguma árvore pode causar danos à edificação da escola ou até mesmo cair sobre professos, alunos ou pais”, finalizou.

A Prefeitura Municipal orienta a população que ao notarem sinais de deslizamentos de terra, possibilidade ou queda de árvores, acionem imediatamente Defesa Social (153), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CuV47chH5ZD4d6tB9nNXlB