Atenção cafeicultores do sul de Minas, estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa para cafeicultura. O curso é destinado a produtores rurais e profissionais de assistência técnica da rede pública e privada de todo o estado.
A iniciativa faz parte do Programa LabAgroMinas iniciado em 2022 por meio de parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados. O curso quer fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no estado e contribuir para competitividade do agronegócio mineiro.
As inscrições podem ser realizadas neste link até 16/9. A capacitação se inicia em 17/9, no formato de Ensino à Distância (EAD), e se encerra em novembro, com a entrega de certificado.
Ao todo, serão sete módulos, com duração total de 40 horas, que incluem aulas sobre bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, entre outros temas. A programação prevê dias de campo que serão ministrados em três regiões diferentes de Minas Gerais.
Serão selecionados projetos de transição da cafeicultura tradicional para a regenerativa para que recebam mentoria de especialistas. A transição para a agricultura regenerativa passa por uma demanda do mercado, sobretudo, de compradores internacionais, que desejam um café produzido com responsabilidade ambiental e social.
As aulas serão conduzidas por pesquisadores da Embrapa, do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Fonte: Agência Brasil