ONDA POÇOS

Cursinhos populares tem até 6 de maio para inscrição em programa do MEC

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Cursinhos populares e comunitários têm até as 18h desta terça-feira (6), horário de Brasília, para inscrever propostas para participar da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O processo seletivo foi lançado em abril pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Serão selecionadas até 130 instituições que oferecem, gratuitamente, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para outros vestibulares de acesso ao ensino superior. O foco da iniciativa são estudantes da rede pública, de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

De acordo com o edital, terão prioridade os cursinhos que não recebem apoio financeiro de entidades públicas ou privadas. O objetivo é oferecer suporte técnico e financeiro às iniciativas que atuam na preparação de estudantes em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma Prosas. Podem participar tanto cursinhos populares formalizados com CNPJ quanto aqueles informais, desde que estes últimos se vinculem a uma instituição operadora por meio de acordo de parceria. Cada operadora poderá inscrever até dez propostas.

As propostas deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e aos editais anuais do Enem, e precisam ter carga horária mínima de 20 horas semanais. Também devem incluir atividades complementares relacionadas à promoção da saúde, cidadania e formação antirracista e anticapacitista.