ONDA POÇOS

CURIOSIDADE | Medicamento Insulina completou 100 anos de descoberta

Compartilhe nas redes sociais

Há 100 anos, precisamente em 27 de julho de 1921, dois cientistas canadenses da Universidade de Toronto desenvolveram um medicamento que mudaria a história de pessoas que até naquele ano, eram vítima das diabetes, Frederick Banting e Charles Best desenvolveram a insulina. O feito lhes rendeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia dois anos mais tarde, em 1923.

Com a descoberta da insulina, começou-se a ter o controle da diabetes. Com o passar dos anos, a insulina foi ganhando várias opções e tendo variações de efeito, sendo rápido, prolongado ou ultrarrápido.

Atualmente o paciente pode escolher a forma de aplicação do medicamento, seja por canetas, agulhas finas e pequenas, seringas ou bomba.

Para orientar a população sobre a diabetes, em 2007  foi criada a Associação de Diabéticos de Poços de Caldas. A Associação que é sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de promover a educação em diabetes e a cobrança junto ao poder público dos direitos dos diabéticos de terem acesso a medicamentos e insumos.

Segundo a 1ª secretária da Associação  Bianca Prado Ribeiro a insulina é importante  para todos os insulinodependentes, porque antes de sua descoberta, os recém diagnosticados eram tratados somente com dieta severa e o prognóstico era a morte. Depois da descoberta, houve um aumento no tempo de vida.

A falta de insulina pode gerar uma série de hiperglicemia, complicações futuras, e até mesmo a morte. Segundo a Associação as insulinas de ação rápida estão em falta tanto pelo estado quanto pelo município, já as outras estão com recebimento normal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas na terça-feira,27 chegou a insulina glusilina para substituir a aspart que estava em falta no estado. Ambas têm o efeito ultrarrápido.

Ainda segundo a secretaria, não há falta do medicamento no município.

 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m