Uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, completa 15 anos de existência nesta quinta-feira,15. O Twitter! A plataforma permite que os usuários enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos, seja de um amigo de infância, colega de faculdade, de trabalho ou até mesmo daquele ídolo que em alguns casos até responde o fã.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real, esta também é um das maneiras que as pessoas ficam por dentro dos assuntos mais comentados no momento, seja ele uma fofoca de famosos, sobre lançamentos de músicas, filmes, notícias do mundo todo, entre curiosidades, saúde, política.
Os criadores do Twitter foram os norte-americanos Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass.
A especialista em comunicação Carol Affonso conversou com o jornalismo da Onda Poços sobre esta plataforma, suas mudanças e apontou as contas mais seguidas. “O Twitter revolucionou a comunicação, foi o responsável pela popularização das hashtags, encurtou muito a distância entre empresas e consumidores, cidadãos e políticos desempenhando um papel central em campanhas eleitorais e manifestações populares ao redor do mundo. Essa é uma característica muito forte do twitter hoje em dia”, explica.
Entre os famosos que estão nesta rede, têm aqueles que ocupam os cinco lugares sendo os mais seguidos da plataforma, entre eles; o ex presidente dos Estados Unidos Barack Obama liderando com 129,6 milhões de seguidores, em segundo lugar está o cantor Justin Bieber com 113,8 milhões de seguidores, em terceiro lugar está a cantora Katy Perry com 108,8 milhões de seguidores. O quarto lugar é ocupado pela cantora Rihanna 102,5 milhões de seguidores e em quinto o jogador de futebol Cristiano Ronaldo com 92,8 milhões de seguidores.
Mudanças
De acordo com a especialista entre as mudanças que o Twitter teve neste período, foi a introdução de um recurso chamado Spaces que permite criar sala de bate papo por voz ao vivo. ” A ideia era permitir que as pessoas pudessem se comunicar com os seus seguidores de uma forma mais intimista”, conta. Já uma ferramenta que foi pouco utilizada foi a do Fleets, um recurso semelhante aos stories do Instagram. Segundo Carol, esta função será desativada no dia 03 de agosto, o anúncio foi feito nesta quarta-feira,14.
Caracteres
De acordo com Carol, o micro blog que o twitter é nos dias atuais, aumentou o limite de caracteres de 140 para 280, mas existe uma exceção para usuários de idioma japonês e coreano. “Com esta mudança só 1% dos tweets chegaram ao limite, então essa mudança foi uma boa jogada”, explica.
Twitter para empresários
A especialista em comunicação ainda orienta, empreendedores, empresários, comerciantes sobre o uso desta rede. “Primeiro tem que analisar se esta rede social é interessante para sua marca na hora de definir a estratégia de conteúdo. Vai depender de onde o seu público vai estar. Se o empresário já fez esta pesquisa de mercado e viu que o twitter se encaixa, o seu marketing vai ganhar um aliado”.